LogoCofen
Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
PROMOÇÃO DE SAÚDE NO AMBIENTE ESCOLAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Raísa Souza Silva
Autores:
  • Augusto Cezar Antunes de Araujo Filho
  • Héryka Laura Calú Alves
  • Ramylles de Sá Ferreira
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A Educação em Saúde permite o desenvolvimento de práticas com vistas a promoção da saúde. Dessa forma, instruir crianças sobre noções básicas de saúde os ajudará a adotar hábitos saudáveis e a prevenir doenças e outros agravos, estimulando o desenvolvimento saudável durante o crescimento. OBJETIVO: Relatar a experiência de realização da educação em saúde para crianças por meio do projeto de extensão “Promoção de Saúde Infantil e Prevenção de Doenças e Agravos”. METODOLOGIA: Foram utilizados instrumentos lúdicos e práticas interativas, como, uso de cartazes e figuras para jogos de perguntas sobre os alimentos com alto e baixo valor nutricional. Foram realizadas, nos dias 30 de março e 26 de abril de 2023, por graduandos da Universidade Estadual do Piauí, em uma escola municipal do interior do Piauí. Os membros do projeto tiveram apoio de uma Agente Comunitária de Saúde, que é responsável pelo núcleo, e da direção da instituição. RESULTADOS: As ações contaram com a presença de 130 crianças, sendo 50, no turno matutino, e 80, no turno vespertino, pertencentes à faixa etária de três a nove anos. Os encontros tiveram duração de 60 minutos cada, nos quais os temas trabalhados foram higienização e alimentação saudável por meio de linguagem adaptada ao público infantil. Nos momentos interativos foram efetuadas práticas de higienização das mãos. A fim de incentivar a adoção de hábitos saudáveis utilizou-se placas ilustrativas de alimentos nutritivos e ofertou-se “espetinhos” de frutas, no intuito de oportunizar o estímulo ao consumo de alimentos saudáveis. Destaca-se que os dois momentos foram permeados por rodas de conversas com a finalidade de promover a melhoria do conhecimento dos estudantes sobre os assuntos abordados. CONCLUSÃO: Por meio dessa ação foi notório o envolvimento do público infantil com os assuntos abordados, tendo em vista que participaram ativamente da ação por meio de questionamentos sobre dúvidas. Ademais, a experiência vivenciada pelo projeto gerou um momento singular de aproximação entre graduandos e crianças, bem como de engrandecimento profissional, uma vez que foi possível adquirir conhecimentos por meio dos relatos vivenciados com as crianças e da prática em si.