LogoCofen
Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM FESTEJOS JUNINOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Thauanny Cotrim Ribeiro
Autores:
  • Daniela da Silva Santos
  • Thalita Santos Pereira da Silva
  • Ana Paula Santos Coelho
  • Carla Lôbo de Araújo
  • Marcela Andrade Rios
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: As festividades juninas são consideradas festas populares do Brasil, nesse contexto, fazem parte da cultura e são comemoradas nos mais variados espaços, fazendo parte de uma tradição, principalmente na região nordeste. A educação em saúde é considerada como uma importante ferramenta para promoção de qualidade de vida, de saúde e prevenção de agravos, nesse cenário, o enfermeiro deve utilizar dos recursos disponíveis para execução dessas ações. Objetivo: Descrever a experiência de acadêmicas de enfermagem na organização de uma festa junina como recurso para educação em saúde de usuários de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no município de Guanambi – Bahia. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, construído a partir de vivências de acadêmicas de enfermagem da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), durante Estágio Supervisionado na Atenção Primária. Foi realizada, em junho de 2023, a ação intitulada: “Arraiá da Mió Idade”, cujo objetivo foi proporcionar ao público idoso da localidade, momentos de interação social, lazer e educação em saúde. Para realização da atividade contou-se com a parceria de oito projetos de extensão da UNEB. Foram trabalhados os seguintes temas: Hipertensão arterial; Diabetes Mellitus; Primeiros socorros; Vacinação; Prevenção de quedas; Cuidados com a pele; Climatério; Doenças infecto parasitárias e práticas integrativas. Foram ofertadas, ainda, aferição de pressão arterial e glicemia capilar. Além disso, foram realizadas brincadeiras e oferecimento de alimentos típicos juninos. Resultados: Ao final da atividade, segundo relato dos participantes, percebeu-se que consideraram a atividade pertinente e que as informações repassadas trariam impactos positivos na vida destes. Ademais, momentos como esse são capazes de propiciar interação social e divertimento, que consequentemente repercutem na saúde psíquica dos indivíduos. A abordagem educativa conseguiu atingir outras faixas etárias além dos idosos, dessa forma, mais pessoas puderam ter acesso à informação e repassá-la para outros. Considerações finais: Utilizar de momentos fora do consultório para proporcionar aos usuários educação em saúde de forma lúdica pode contribuir consideravelmente com a prevenção de doenças e promoção de saúde, impactando positivamente na saúde pública.