LogoCofen
Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
APLICAÇÃO DO ENSINO HÍBRIDO NA MONITORIA DE SEMIOLOGIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Bárbara Freire Benevides
Autores:
  • Ana Caroline Alves Maciel
  • Cristiana Brasil de Almeida Rebouças
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: Semiologia é a ciência que atua no modo de examinar e colher os principais sinais e sintomas apresentados pelos pacientes, por meio de entrevista e exame físico, principalmente. A monitoria atua para contribuir com a aprendizagem e desenvolvimento dos alunos nessa coleta de dados dos pacientes. No entanto, no contexto de retorno às aulas presenciais, após a pandemia do COVID-19, a monitoria precisou adaptar-se a esse momento de transição, pois os alunos estavam vindo de um período em que as aulas eram ministradas somente a distância. Assim, a monitoria converteu-se ao modo "híbrido". OBJETIVO: Descrever a experiência da aplicação do ensino híbrido na monitoria da disciplina de Semiologia. MÉTODO: Trata-se de um relato de experiência, elaborado pelas monitoras de Semiologia, do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará, no ano de 2022. As monitorias deram-se de forma on-line e presencial. As atividades propostas pelas monitoras, para a avaliação do conhecimento na disciplina, eram realizadas através de formulários do Google Forms, enviados por WhatsApp. Ao final do prazo de entrega dos exercícios, as respostas individuais eram divulgadas nos e-mails pessoais dos alunos e o gabarito com as devidas explicações enviado por WhatsApp. Para avaliar a efetividade da monitoria, foi estimada a média da taxa de acertos dos alunos em todas as atividades. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Antes do envio do formulário de avaliação, os conteúdos foram abordados nos exercícios após as monitorias e verificou-se que as atividades proporcionavam a revisão dos assuntos teóricos e práticos de forma mais objetiva. Posteriormente, comparou-se a média dos acertos e pôde-se observar que a precisão das respostas resultou na média total de 79,05% dos 21 alunos respondentes. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Devido ao elevado índice de acertos nas atividades, o uso do ensino híbrido na monitoria de Semiologia mostrou-se bastante eficaz. Dessa forma, é possível verificar que, apesar de haver muito conteúdo prático na disciplina, a monitoria híbrida ainda mostrou ser eficiente.