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Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
PROJETO LEAN NAS EMERGÊNCIAS EM UM HOSPITAL GINECO-OBSTÉTRICO DO AMAZONAS – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
MARIA GRACIMAR OLIVEIRA FECURY DA GAMA
Autores:
  • Suzane Araújo Nogueira Maciel
  • Maria Clediane Pereira Costa
  • Jorge Fernando Fecury da Gama
  • Sonia Hayashi Diniz
  • Maria Dalzina de Souza Pimentel
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
O projeto LEAN nas Emergências é um Projeto do Ministério da Saúde executado de forma colaborativa com hospitais de renome com o objetivo de reduzir a superlotação nas urgências e emergências de hospitais públicos no Brasil. Assim, este trabalho traz o relato da implementação desde projeto em uma Instituição de Saúde da rede Pública em Manaus, que é referência no estado do Amazonas para atendimento ginecológico, obstétrico e de mastologia em urgência e emergência, cirurgias eletivas ginecológicas e atendimento de pacientes vítimas de violência sexual. Conta com uma estrutura de 189 leitos, Centro cirúrgico Obstétrico e Ginecológico, Unidade de Terapia Intensiva Neonatal e Adulta, dentre outros. Após análise inicial identificou-se focos de melhoria, com destaque para a mistura de fluxos de atendimento (eletivo e de urgência e emergência), tempo prolongado em todos os processos no Pronto Socorro e permanência em dias na emergência de pacientes internadas. Para a efetivação do projeto, a unidade contou com a presença periódica de duas tutoras do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, que realizaram visitas a cada quinze dias com duração de três dias, por seis meses. Nas visitas iniciais foi realizado treinamento e fornecido a todos os funcionários aporte teórico e as ferramentas necessárias para as melhorias dos processos, e em conjunto, foram traçadas metas e ações a serem executadas, que seguiram ao longo do projeto. Ao final desses seis meses os principais avanços foram: Separação do fluxo de atendimento eletivo e de urgência e emergência, com consultórios e equipes distintas; Criação do Fluxo de atendimento de pacientes graves, passando a serem encaminhadas diretamente a leitos de urgência com prioridade de atendimento; Aplicação dos 5s o que trouxe mais organizações setoriais, redução de estoques sobressalentes e padronizações; Huddle - Reunião diária com representantes de todos os setores e gestão, para melhorar a comunicação e otimizar resolução de demandas; KANBAM nos quadros de enfermarias para visualização mais efetiva de pacientes com internação prolongada; Redução do tempo de espera a leito no Pronto Socorro, Redução do tempo de espera para atendimento médico e Redução do tempo de internação. As melhorias obtidas através do projeto LEAN se deram em grande parte pelo envolvimento dos funcionários e da gestão o quais foram primordiais para que as mudanças ocorressem de forma efetiva.