LogoCofen
Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
IMPACTOS DA EDUCAÇÃO E SAÚDE PARA ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Jonas Souza Dourado
Autores:
  • Rayane Alves Machado
  • Erick Santos de Oliveira
  • Maria Regina Sousa da Silva
  • Luiza Vitoria da Silva Feitosa
  • Alison de Sousa Moreira
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: As ações de educação e saúde representam uma ferramenta essencial para a promoção de saúde e prevenção de doenças. Além do mais, as escolas e Unidades Básicas de Saúde se integram através do Programa Saúde na Escola, como meio de ampliar a disseminação de conhecimento em saúde dentro do âmbito escolar, com vistas a minimizar os agravos em saúde na comunidade, através da capacitação de professores e alunos sobre temas variados de importância para a Saúde Pública. Nessa conjuntura, o papel do enfermeiro é fundamental como elo de articulação nesse processo. OBJETIVO: Refletir sobre os impactos da educação e saúde para alunos de Ensino fundamental em uma escola pública. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência descritivo e reflexivo desenvolvido a partir da participação em ações de educação e saúde em uma escola pública, no município de Caxias, Estado do Maranhão, por acadêmicos de Enfermagem, no dia 06/05/2023. RESULTADOS: Ao realizar as ações, percebeu-se que os alunos apresentavam um déficit de conhecimento acerca da temática, mas demonstraram bastante interesse em aprender, o que proporcionou uma boa interação e fez com que fosse possível ofertar novos saberes e sanar dúvidas. Esses conhecimentos adquiridos foram valiosos, pois ao aprenderem sobre alimentação saudável, a importância de lavar as mãos de forma correta, atualização da carteira de vacinação e antropometria, eles passaram a conhecer não somente as formas de prevenção, mas como usá-las adequadamente, bem como o motivo delas serem eficientes, aumentando a autonomia no próprio cuidado. Logo, esse diálogo construído através das ações é imprescindível para que os alunos tenham responsabilidades individual e coletiva e sejam figuras ativas no próprio plano de cuidado e do cuidado ao outro. Observou-se ainda, que os alunos envolvidos desenvolveram um olhar crítico sobre o que lhes foi ensinado, o que permitiu um cenário de reflexão e que, mesmo com o Programa Saúde na Escola, realizado pela Atenção Primaria à Saúde, alguns educandos ficaram desassistidas e não haviam sido sensibilizadas em nenhuma das atividades. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Assim, ressalta-se a importância das atividades de educação e saúde realizadas por acadêmicos de enfermagem como fator complementar às ações de PSE, sendo que o desenvolvimento de tais ações desempenham um papel vital no desenvolvimento de indivíduos mais conscientes e proativos.