LogoCofen
Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
EXPERIÊNCIA EXITOSA DE ENFERMAGEM DE UM CURSO DE FÉRIAS DESENVOLVIDO EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO
Relatoria:
Gustavo de Souza Lira
Autores:
  • Rodrigo Sousa de Abrantes
  • Hian Mateus Tolentino Lemos de Araújo
  • Lucas Oliveira Gerônimo do Nascimento
  • Arthur Alexandrino
  • Vitória Sales Firmino
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: O principal objetivo do ensino superior na formação do profissional enfermeiro generalista no Brasil é a construção crítico-científica, ética e social, utilizando-se da prática e teoria, sendo o estágio extracurricular um importante instrumento para isso, instituído pela Lei Federal nº 11.788 de 25 de setembro de 2008. OBJETIVO: Este trabalho busca relatar uma experiência exitosa ocorrida durante um curso de férias em um hospital universitário, para o desenvolvimento pessoal e profissional. MÉTODO: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, com abordagem qualitativa dos fatos. Decorrente da participação de acadêmicos de enfermagem de uma universidade federal paraibana em um curso de férias ofertado por um hospital universitário, com foco na assistência de enfermagem durante o transoperatório, sala de recuperação anestésica e na Central de Material de Esterilização. A seleção dos acadêmicos ocorreu por processo seletivo, o requisito mínimo para a candidatura era a integralização da disciplina Enfermagem Cirúrgica II, a ordem de classificação obedeceu o coeficiente de rendimento acadêmico e nota no respectivo componente curricular. RESULTADOS E DISCUSSÕES: O curso com caráter prático e duração de um mês, ocorreu todos os dias úteis da semana, nos quais os acadêmicos foram recepcionados pela equipe do Centro Cirúrgico, e desenvolveram as atividades sob supervisão dos enfermeiros plantonistas. Permitindo assim a vivência direta com o campo profissional, no aprimoramento de técnicas, nas práticas de gerenciamento de setor e equipe, no desenvolvimento de relações profissionais de trabalho. Além disso, fortaleceu a autonomia e confiança dos acadêmicos, lapidando para um olhar crítico-reflexivo. CONSIDERAÇÕES FINAIS: É perceptível o quanto o curso de férias teve impacto positivo para os participantes, pois este solidificou a formação acadêmica desses e permitiu experiências muito ricas para o crescimento pessoal e intelectual. Observa-se portanto que essa inserção do acadêmico no campo de prática através da modalidade de curso de férias pode servir como potente ferramenta de ensino-aprendizagem, devendo ser encorajado as instituições de ensino como também aos serviços de saúde.