Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
POTÊNCIALIDADES DO ESTÁGIO EXTRACURRICULAR NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.
Relatoria:
Leilane Mendes Vilar
Autores:
- Elicarlos Marques Nunes
- Clarissa Maria Cardoso Guimarães
- Ana Letícia Alves de Carvalho
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: Atenção Primária à Saúde (APS) configura-se como um conjunto de ações de saúde que visa envolver toda a comunidade com o intuito de promover bem estar biopsicossocial, prevenir e diagnosticar enfermidades, tratar quando for preciso, reabilitar os necessitados, reduzir danos à saúde, desenvolver cuidados paliativos e constante vigilância em saúde por meio de uma equipe multiprofissional qualificada que assume compromisso sanitário com os usuários do território. O profissional enfermeiro corrobora com o estabelecimento de competências profissionais, contribui para a qualificação e desenvolvimento profissional de micropolíticas e reflexões da qualidade do serviço prestado às famílias e comunidade, no apoio a cidadania e fortalecimento do SUS. Metodologia: O presente estudo é caracterizado por ser descritivo, qualitativo do tipo relato de experiência que busca descrever a vivência pessoal de uma discente do curso de enfermagem durante estágio extracurricular ocorrido na Unidade de Estratégia de Saúde da Família I, localizada na cidade de Taperoá-PB. Resultados: O estágio contribuiu para que eu aprendesse durante a rotina do serviço o que, teoricamente, eu havia aprendido dentro dos muros da Universidade, de modo a somar infinitamente na minha prática em enfermagem com foco na APS. No decorrer dos dias, acompanhei paulatinamente o cronograma de consultas da enfermeira, presenciei e realizei consultas de Pré- Natal, puericultura, puerpério, hiperdia, demandas espontâneas e visitas domiciliares. Assim como, executei testes rápidos na primeira consulta das gestantes, aferição de altura de fundo de útero, ausculta de batimentos cardíacos fetais (BCF’s) e manobras de Leopold para determinar a posição fetal. No mais, solicitações de exames e prescrição de medicamentos (sob supervisão e orientação da enfermeira responsável), trocas de curativos em pacientes restrito ao leito, entre outras atribuições. Somado a isso, adquiri maior segurança e autenticidade no desenvolver das atividades. Considerações Finais: O estágio extracurricular vivenciado configurou-se como uma experiência de grande valia acadêmica, pessoal e, futuramente, profissional. Tendo em vista que as atividades técnicas lá desenvolvidas não foram meramente abstratas ou visuais, pude literalmente aplicar no cotidiano daquela unidade de saúde os conhecimentos técnico-científicos angariados durante a academia até aqueles dias.