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Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
INTERVENÇÕES NO PREPARO DE CUIDADORES DE PACIENTES EM NUTRIÇÃO ENTERAL NA DESOSPITALIZAÇÃO: ESTUDO REVISIONAL
Relatoria:
Diego Arantes Zorrilha
Autores:
  • Giovana de Matos Corrêa Souza
  • Thaylla Mwryha Maciel Bueno
  • Rodrigo Guimarães dos Santos Almeida
  • Elton Santo Barboza
  • Guilherme Oliveira de Arruda
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Introdução: a Terapia de Nutrição Enteral (TNE) mantém ou reestabelece o estado nutricional, em ambiente hospitalar ou domiciliar. Na desospitalização faz-se necessário preparar cuidadores de pacientes dependentes em uso de TNE, a fim de promover cuidado domiciliar seguro. Objetivo: sumarizar evidências científicas sobre intervenções implementadas para o preparo de cuidadores de pacientes em TNE na desospitalização. Metodologia: revisão integrativa da literatura, realizada nas bases de dados: EMBASE, SCOPUS (Elsevier), PUBMED, Web of Science, ScienceDirect e BVS. Foi iniciada em maio de 2023 e está em andamento, na etapa de seleção dos estudos e síntese parcial. Estão sendo incluídos artigos originais, publicados na íntegra, nos idiomas português, inglês e espanhol, sem recorte temporal. Os termos de busca foram: “cuidadores”, “treinamento por simulação”, “nutrição enteral”, “alta do paciente”, em inglês. Busca-se responder à questão norteadora: “Quais são as intervenções já desenvolvidas voltadas para o preparo de cuidadores em relação a TNE na desospitalização?” Resultados: dos 1005 registros encontrados, 85 foram excluídos por critérios de exclusão, sendo selecionados 920 para leitura dos respectivos títulos e resumos. Foram excluídas 479 publicações por não se adequarem aos critérios de inclusão, sendo pré-selecionados 441 trabalhos para leitura. Após essa etapa, foram selecionados 10 estudos. Intervenção sistemática de enfermagem foi implementada, com uso de panfletos e vídeos educativos. Verificou-se o emprego de tecnologias educacionais interativas, com início na internação anterior e continuidade a nível domiciliar. Observou-se intervenção baseada no processo de enfermagem, seguido da confecção de plano de alta, treinamento de cuidados e compartilhamento de vídeos de acesso público sobre cuidados no domicílio, bem como, de visitas domiciliares e seguimento por mensagens após a alta. Intervenção educativa baseada na demonstração dos cuidados também foi identificada. Aula expositiva dialogada, seguida de treinamento de habilidades ou de leitura de cartilha educativa, foi relatada na literatura. Considerações finais: intervenções têm se direcionado para o ensino de habilidades, com uso de recursos acessórios, de modo a extrapolar o ensino focado no conhecimento, e direcionado para promover destreza do cuidador e cuidado seguro no domicílio. A enfermagem está implicada nas intervenções para a desospitalização de pacientes em TNE e seus cuidadores.