Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
GESTÃO DE QUALIDADE NA PANDEMIA DO COVID-19 NO HOSPITAL REGIONAL DE CAJAZEIRAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
DAYANNE CHRYSTINA FERREIRA PINTO
Autores:
- MANOEL TELAMON ARRUDA FILHO
- EDJANE DE SOUSA ANDRADE
- MARINA MARIA DUARTE DE OLIVEIRA
- PAULA FRANSSINETTI OLIVEIRA CEZÁRIO
- ANDREZA DE SOUSA LIRA
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: em dezembro de 2019, a Organização Mundial de Saúde recebeu um alerta relacionado a casos de pneumonia grave de evolução rápida, causado por um novo tipo de Coronavírus, o Sars-CoV-2, agente etiológico do COVID-19, que surgiu em Wuhan, na China e se espalhou por outras partes do mundo. O Ministério da Saúde passou a preconizar medidas de distanciamento social, higienização das mãos e etiqueta respiratória com a utilização de máscara de proteção, porém mesmo com essas medidas a pandemia foi capaz de infectar um grande número de pessoas e também gerou altos índices de óbitos no mundo todo. Objetivos: descrever a experiência de gestão de qualidade para o atendimento de pacientes suspeitos ou confirmados internos na ALA COVID-19 do HRC de Cajazeiras. Métodos: Relato de experiência que discorre sobre a vivência da gestão frente à pandemia do COVID-19 no que tange ao atendimento e assistência de pacientes confirmados ou suspeitos de COVID-19 que foram internos durante a pandemia. Resultados: Diante do COVID-19 o planejamento estratégico de trabalho teve foco na gestão de qualidade e nas açõe de melhoria, visando à redução de custos, eliminando os desperdícios de materiais e medicamentos, aumentando a qualidade dos serviços, reduzindo principalmente as falhas e possibilitando o envolvimento direto e capacitação das lideranças setoriais. No decorrer do planejamento de trabalho foram construídos fluxogramas para orientar a equipe assistencial quanto às tomadas de decisões, realizando treinamento teórico e prático de profissionais que atuavam na ALA COVID-19, possibilitando a construção de novos indicadores relacionados a número de internamentos, óbitos e altas, quantitativo de dia de internamento, indicadores de qualidade dos serviços afim principalmente de se entender o desempenho e análise da necessidade dos pacientes e o efeito do trabalho quanto a possibilidade de mudança no plano do cuidado. O gerenciamento voltado à qualidade do trabalho diante de uma ameaça mundial permitiu a identificação dos pontos críticos gerenciais e impulsionou a gestão a uma postura proativa e reativa, de forma sistematizada, visando sempre minimizar os danos e aumentar a possibilidade de êxito na prática em saúde. Considerações finais: Considerando os resultados, podemos concluir que a aplicação da gestão de qualidade no que tange o enfrentamento da COVID-19 proporcionou uma melhoria constante na organização do serviço de saúde contribuindo para uma gestão eficiente.