LogoCofen
Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
Aplicação de Tecnologia de Informação e Comunicação na monitoria de Semiologia e Semiotécnica I
Relatoria:
Arley Ribeiro Nunes
Autores:
  • Natália Evelyn da Silva Brito
  • Luciana de Oliveira Roxo
  • Ayla Ribeiro Nunes
  • Lohrana Beatriz do Vale da Silva
  • Glória Letícia Oliveira Gonçalves Lima
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologia, empreendedorismo e inovação no cuidado em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: Os avanços tecnológicos na área de tecnologia da informação (TI) têm facilitado a produção e a disseminação de informações, principalmente as tecnologias de informação e comunicação (TICS),no qual, é fácil compreender a importância da utilização de recursos digitais em ambientes educacionais que passaram a fazer parte do cotidiano de uma instituição, esses recursos também são importantes para o desenvolvimento da autonomia, aspecto importante da programação educacional em que os alunos deixam de ser apenas espectadores, passam a gerar ação efetiva no processo educativo. Objetivo: Relatar a vivência de monitores na utilização de Tecnologia de Informação e Comunicação durante ensino de semiologia e semiotécnica I do curso de graduação de enfermagem. Metodologia: Trata-se de estudo descritivo de caráter qualitativo do tipo Revisão Integrativa de Literatura (RIL), vivenciados por acadêmicos de enfermagem em uma instituição de ensino superior na cidade de Belém, Pará, Brasil, no período de abril a maio de 2022. Resultados: A referida experiência fez parte da monitoria da disciplina de semiologia e semiotécnica I é obrigatória ao 4° período do curso de graduação em enfermagem. Além disso, o ensino da temática concretiza-se por meio de atividades teórico-práticas que servem de base para induzir a reflexão crítica, promovendo a compreensão de conceitos fundamentais e o desenvolvimento de habilidades e competências. O desenvolvimento dessa experiência ocorreu com a participação de 30 alunos e 1 docente do curso de enfermagem no processo de gerenciamento da disciplina e 02 monitores da disciplina. Como recursos, entendemos e percebemos a necessidade de incluir recursos que estimulassem a interação dos alunos com os monitores, para tanto foi aplicado gamificação, no qual foi utilizado um jogo de tabuleiro, no qual apresenta 25 casas onde o participante deve responder sobre temáticas da disciplina, escolhendo uma carta e respondendo conforme o conhecimento preexistente se a alternativa é verdadeira ou falso. Vale destacar que no final de cada resposta, os monitores fizeram uma explicação sobre a pergunta. Conclusão: Conclui-se, então, que a utilização das tecnologias de informação e comunicação estimulou o processo de ensino aprendizagem, além de tornar-se um ambiente convidativo para o desenvolvimento de seu conhecimento. Foi possível observar que os alunos absorveram e desenvolveram melhor o conteúdo da disciplina de semiologia I.