Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
APLICAÇÃO DE SIMULADOS PRÁTICOS NA MONITORIA DE SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
GILSON CARLOS FERNANDES JUNIOR
Autores:
- Andreia Luíza de Oliveira
- Daianne Gomes dos Ramos
- Maria Eduarda de Oliveira Albuquerque
- Raquel de Souza Borges
- Héllyda de Souza Bezerra
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A monitoria destaca-se por propiciar a iniciação à docência, além de gerar uma ferramenta de auxílio e suporte pedagógico, colaborando na execução de atividades e na elucidação de dúvidas. Além disso, é um importante espaço no processo de ensino-aprendizagem, contribuindo tanto para formação acadêmica quanto profissional dos envolvidos. Objetivo: Relatar as vivências e atividades realizadas por discentes monitores no planejamento, desenvolvimento e aplicação de simulados práticos para alunos da disciplina de Semiologia e Semiotécnica no período de 2023.1. Descrição metodológica: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência que descreve o processo de construção e aplicação de simulados práticos como metodologia ativa desenvolvida na monitoria acadêmica. A experiência descrita faz parte das propostas do projeto de monitoria “Instrumentalizando o discente no processo de ensino e aprendizagem da semiologia e semiotécnica da enfermagem e Atenção Básica”, desenvolvida no laboratório de Enfermagem de uma universidade pública, no período letivo de 2023.1. Resultados: Durante o período foram desenvolvidas 3 simulações práticas que contemplaram todos os assuntos abordados no componente curricular da disciplina. Nos avanços proporcionados aos monitores, a partir da construção dos simulados, contata-se a solidificação de conhecimentos teóricos e práticos, o exercício e amadurecimento de habilidades referente às diferentes formas de tradução do conhecimento, além do fortalecimento das interações interpessoais. Segundo relato dos discentes da disciplina, os simulados possibilitaram amplo entendimento sobre os assuntos estudados em sala de aula e, consequentemente, garantiram melhor rendimento acadêmico nas provas práticas. Conclusão: A monitoria acadêmica é um importante mecanismo de suporte na vida estudantil de discentes dos mais diversos cursos. Durante o período relatado, observou-se um significativo crescimento acadêmico, a partir dos resultados expostos pelos discentes, sinalizando assim, a importância das metodologias ativas na tutoria acadêmica. Com isso, consolida-se a importância do investimento em educação em programas que incentivam o reforço das disciplinas no ensino superior.