Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
RODA DE CONVERSA EDUCATIVA PARA MULHERES GRÁVIDAS NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Daniele muniz da costa
Autores:
- LILIAN DA SILVA ALVES
Modalidade:
Pôster
Área:
Dimensão ético política nas práticas profissionais
Tipo:
Estudo de caso
Resumo:
A gestação é um período de transformação na vida da mulher por meio de experiências positivas ou negativas. A consulta de pré-natal é um indicador da atenção primária, fornecendo assistência às mulheres grávidas e assegurando melhorias nos desfechos materno e neonatal, tendo em conta as várias inquietações durante a gravidez e não havendo tempo para poder instruir cada grávida individualmente, optou-se por desenvolver um projeto de intervenção com o objetivo geral de desenvolver uma proposta de criação de uma roda de conversa educativa para grávidas. A enfermagem exerce papel fundamental na educação em saúde proporcionadas pela atenção primária de saúde, além da experiência benéfica durante as consultas de pré-natal para gestantes.
Relatar a experiência da roda de conversa educativas para gestantes na atenção primária de saúde. Trata-se de um estudo descritivo, tipo relato de experiência, na assistência à saúde da mulher prestada no período gestacional, no estágio do curso de Bacharelado de enfermagem, na disciplina Saúde Coletiva II do 7º período, de uma Universidade Pública do interior do Amazonas. O estágio foi realizado nos dias de segunda e sexta-feira. Durante esse período, foram desenvolvidas atividades contribuindo com planejamento, elaboração de material didático para apresentação, organização do espaço para que fosse atrativo e acolhedor. Os temas discutidos são variados como nutrição, amamentação, cuidados com o recém-nascido, tipos de parto, indicações das fases do trabalho de parto ativo e latente, aspectos psicológicos da gravidez e no puerpério. A roda de conversa foi realizada para proporcionar uma troca de experiências e conhecimentos para todos os participantes, aumentando a compreensão nas fases da gestação. O debate foi enriquecido com conhecimentos científicos sobre a gravidez transmitidos por meio das diferentes experiências vivenciadas por cada gestante, ao término percebeu-se que conseguiram ter um bom aproveitamento e saíram mais preparadas para as próximas etapas da gestação aproveitamento e saíram mais preparadas para as próximas etapas da gestação. Portanto, para os acadêmicos de enfermagem a experiência foi significativa, por intermédio das ações educativas com gestantes por meio da ferramenta roda de conversa possibilitou um diálogo mais simples e fortaleceu os vínculos entre profissionais, acadêmicos e gestantes. Com o projeto foi notório a quebra de barreira à disseminação de educação em saúde.