LogoCofen
Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
CONSTRUÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE BRINQUEDOS TERAPÊUTICOS PARA CRIANÇAS HOSPITALIZADAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Nataly Arcanjo Brito Soares
Autores:
  • Ana Clara Pereira Guimarães
  • Camila de Lima Inocêncio
  • Gabriela Pamplona de Sousa
  • Flávia Thayanne Barbosa de Sousa
  • Muanna Jéssica Batista Ludgério
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologia, empreendedorismo e inovação no cuidado em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: O processo de ambientação de crianças internadas em instituições hospitalares, associado à constante manipulação de seus corpos, bem como a submissão a procedimentos invasivos e dolorosos são condições que podem ocasionar traumas que irão repercutir do físico ao psíquico-emocional deste grupo. Nesse contexto, percebe-se a necessidade, por parte da equipe multiprofissional de saúde, da criação de estratégias capazes de proporcionar alívio do sofrimento por eles vivenciado, a exemplo do brinquedo terapêutico. Objetivos: Relatar o processo de construção e implementação de brinquedos terapêuticos destinados a crianças hospitalizadas. Metodologia: A execução do projeto deu-se através de aulas práticas em laboratório, referentes ao componente curricular do 5º período do curso superior de Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande: Saúde da Criança e do Adolescente. Nesta ocasião, foram idealizadas diferentes propostas de brinquedos, e, posteriormente, produzidos de forma artesanal por diferentes grupos, utilizando-se de materiais aptos à higienização. Resultados e discussão: Inicialmente foram construídos dois tipos específicos de brinquedos: uma boneca com sonda nasogástrica e acesso venoso periférico, simulando uma condição comum na pediatria, na qual o paciente pudesse se identificar; e um “dado de emoções”, em que em cada face do passatempo havia um personagem com um estado emocional distinto, objetivando auxiliar o enfermo na expressão de seus sentimentos. Os brinquedos, apesar de pouco complexos e rusticamente construídos, foram capazes de beneficiar o seu público-alvo, pois, durante a entrega, realizada na Ala Pediátrica do Hospital Universitário Alcides Carneiro, notou-se que houve uma interação positiva em relação aos objetos confeccionados, trazendo momentos de descontração e propiciando uma ocasião de distanciamento da realidade desconfortante na qual estão inseridos. Ademais, o divertimento proporcionado às crianças tornaram-nas mais acessíveis durante a realização de procedimentos, como a verificação de sinais vitais e exame físico. Considerações finais: Em síntese, o decurso da produção do brinquedo terapêutico trouxe grande aprendizado quanto a prática da enfermagem no contexto pediátrico, pois representou a imprescindibilidade da dinamização e reinvenção constante de mecanismos que possam transformar e favorecer a relação entre o profissional, ambiente, paciente e acompanhantes.