Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
A CONTRIBUIÇÃO DA LITERACIA EM SAÚDE COMO INSTRUMENTO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Diitanieny Bezerra de Lima
Autores:
- Denilson Vinícius dos Santos
- Maria Heloisa de Oliveira Veras
- Rebeca Diógenes Eduardo Lima
- Maria Natalice Formiga Cabral
- Eliane de Sousa Leite
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A Literacia em Saúde está ligada ao conhecimento das pessoas, a motivação e as competências para acender, compreender, avaliar e aplicar informações sobre saúde, a fim de fazer julgamentos e tomar decisões na vida quotidiana em matéria de cuidados de saúde, prevenção da doença e promoção da saúde, no sentido de manter ou melhorar a qualidade de vida. A extensão universitária unida a literacia em saúde constitui-se como um instrumento de ensino aprendizagem que auxilia a compreensão e a produção do conhecimento nos pacientes em hemodiálise. OBJETIVO: Demostrar a importância da extensão universitária enquanto instrumento de ensino aprendizagem para a melhoria da qualidade de vida de pacientes renais crônicos, tendo a literacia em saúde como esteio para o ensino. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado a partir da vivência discente no Projeto de Extensão. Tal experiência ocorreu na cidade de Cajazeiras/Paraíba no período de junho a dezembro de 2022. A população atendida foi os 120 pacientes que estavam em tratamento hemodialítico na Unidade de Hemodiálise do Hospital Regional de Cajazeiras/Paraíba. RESULTADOS: As atividades realizadas durante a vigência do projeto para os pacientes em comento foram: rodas de conversas durante a terapia dialítica sobre condições clínicas da Doença Renal Crônica, ressaltando a importância do empoderamento das pessoas nos domínios de saúde, hábitos alimentares e nutricionais, ademais foi conversado sobre o bem estar-físico para o aumento do conforto e o estado psicológico, realizando dinâmicas interativas com ilustrações, jogos de erros e acertos, e distribuição de panfletos educativos. A partir das atividades implementadas foi possível observar uma adesão satisfatória dos pacientes nas ações proposta pelo projeto e percebeu-se através dos métodos utilizados uma elevação no nível de literacia em saúde dos pacientes e, consequentemente, um maior interesse e entusiasmo acerca da educação sobre seus estilos de vida. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Conclui-se que a literacia como instrumento de aprendizagem pode ser adotada com maior ênfase pelos profissionais da saúde, já que o paciente tem direito de ter conhecimento da sua condição. Nesse sentido, é notória a contribuição da literacia em saúde, tanto para os pacientes em tratamento de hemodiálise, quanto para os participantes do projeto que adquiriram mais conhecimento científico com as intervenções praticadas.