LogoCofen
Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
CONTRIBUIÇÃO DAS PICS ENQUANTO INSTRUMENTO DE CUIDADO DE ENFERMAGEM NO ENSINO SUPERIOR: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Ana Beatriz Confessor Barbosa
Autores:
  • Joyce B. De Medeiros
  • Felipe Magdiel Bandeira Montenegro
  • Wanderlan Pereira de Sousa
  • Hallyson Matheus dos Santos
  • Vinícius Costa Maia Monteiro
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: Às Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) oferecem uma nova concepção extensa de saúde, da individualidade e da pluralidade, pois apresentam a possibilidade de superar os empecilhos de ações e uma variedade de especializações. Assim sendo, estabelecem uma racionalidade terapêutica fomentada na visão integral e holística do ser-humano, ponderando sua integralidade transdisciplinar nas formas de cuidar, seguindo caminhos para além dos sistemas de cuidado biomédico e hospitalar. OBJETIVO: Evidenciar uma experiência sobre a utilização de práticas integrativas e complementares no ambiente universitário. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência sobre a inclusão das PICS em um projeto de extensão universitária. No primeiro momento houve a formação do grupo, composto por 8 participantes, no qual foram submetidos a capacitação. Além disso, existe a oferta 20 atendimentos semanais para discentes e docentes de ensino superior, ofertando algumas PICS, sendo elas: auriculoterapia, massagem e escalda-pés. Partindo do embasamento conceitual, utilizou-se o referencial teórico da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares e da Política Nacional de Humanização. Desse modo, as atribuições permearam o desenvolvimento de estudos elaborados, abordagem em portfólio, rodas de conversa e reflexões no meio acadêmico. RESULTADOS: A realização com a vida acadêmica abrange uma conceituação diversa e desafiadora, que tange às vivências dos estudantes acadêmicos, tornando-se exposto como um potente indicador de saúde mental, bem-estar e stress. Por conseguinte, o desenvolvimento no ensino superior traz muitas oportunidades de crescimento profissional, todavia, é sabido que atrelado a isso existe uma grande sobrecarga, estresse e adoecimento mental. Nesse contexto, observou-se de maneira explícita a importância de oferecer as PICS no ensino superior, com o intuito de promover saúde e apoio aos professores e alunos. Ademais, pode-se identificar uma melhora significativa na saúde mental dos clientes, contribuindo para relaxamento, bem-estar, redução de sintomas físicos e psicológicos, favorecendo um melhor desempenho estudantil e social. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Tornou-se perceptível a importância da realização de abordagens coletivas e PICS no ensino superior, vez que a dinâmica do meio acadêmico e atribuições diárias tendem a impactar de discentes e docentes.