Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA ESTUDANTES DO NÍVEL MÉDIO E TÉCNICO SOBRE PRIMEIROS SOCORROS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Lucylla Rayanne Torres de Almeida
Autores:
- Juce Ally Lopes de Melo
- Emilly Souza Leite
- Raylla Clara de Queiroz Oliveira
- Amanda Fernandes dos Santos
- Maria Eduarda Santos Andrade
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
O ambiente escolar é responsável pela formação de cidadãos, por isso é indispensável o aprendizado sobre primeiros socorros visando prevenir o agravamento de acidentes e situações de risco à saúde. Assim, este estudo justifica-se por ser de grande relevância para a área da saúde e da educação, que juntas, viabilizaram a ação de educação em saúde para alunos de uma instituição de ensino pública, na cidade de Pau dos Ferros/RN. Desse modo, tem por objetivo relatar a experiência da educação em saúde realizada com os estudantes de uma instituição de ensino pública com ênfase no tema de primeiros socorros. Foi realizada por acadêmicas do curso de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) com os estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Assim, trata-se de um estudo de caráter descritivo do tipo relato de experiência. Inicialmente, foi realizada uma captação da realidade na instituição, em que, através do diálogo com os alunos, professores e coordenação pedagógica, utilizando-se de perguntas que tinham por objetivo identificar necessidades de saúde dentro da instituição, algumas temáticas foram propostas para serem abordadas como ações de saúde, como por exemplo o tema primeiros socorros, entretanto, diante da abrangência da temática, foi necessário deliminar o tema a engasgo e convulsão, de modo a abordar as principais técnicas de como agir em cada situação. A metodologia foi dividida em três momentos, a dinâmica quebra gelo, discussão com a explanação do conteúdo e a avaliação por meio de estudos de caso. Dessa forma, foi possível perceber o quanto é importante desenvolver esses conhecimentos não apenas no ambiente de ensino superior, sendo de grande relevância abordar esses conhecimentos nas instituições de ensino público, uma vez que, o conhecimento, mesmo que de forma leiga, pode ajudar a salvar a vida de alguém. Assim, é indispensável que o acesso a estes conhecimentos seja democratizado e disseminado para toda a sociedade, permitindo aos usuários cuidar melhor de sua saúde e assim tornarem-se menos vulneráveis. Por fim, destaca-se a necessidade de implementar disciplinas que se apliquem a estes conteúdos no currículo das instituições de ensino pública para possam aprimorar o conhecimento na área contribuindo de forma direta na redução do número de vítimas que sofrem óbitos devido o despreparo sobre o assunto.