LogoCofen
Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO - APRENDIZAGEM DE RESIDENTES ENFERMEIRAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
VITORIA DAENY MEDEIROS DO NASCIMENTO
Autores:
  • Marcela Samara Lira da Silva
  • Ayrlla Vytória Pereira
  • Letycia Luciano Lucena Alves
  • Ana Carine Arruda Rolim
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: Metodologias de ensino ativas buscam romper com o modelo de ensino padrão onde o professor é o sujeito que ensina, e o aluno é o sujeito que aprende. Neste conjunto de métodos, tem-se a problematização como recurso, onde o aluno se torna o protagonista de seus estudos, através de objetivos de aprendizagem, definidos a partir de situações-problema que têm semelhanças com a realidade. Objetivo: Relatar a experiência de uso de metodologias ativas na qualificação profissional de enfermeiros residentes de um programa de residência multiprofissional em atenção básica, visto à construir uma identidade profissional sanitarista. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, realizado através da disciplina de “Tutorias e qualificação profissional”, que compõe a grade curricular de um Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica, de março a maio de 2023, tendo como base a observação e a vivência de quatro enfermeiras residentes que participam de encontros semanais, como parte da carga horária de tutoria da residência. Resultados: Embora a metodologia empregada não seja comumente utilizada em sala de aula, apresenta-se como forma de possibilitar ao estudante o protagonismo em seu processo de ensino-aprendizagem. Durante as discussões, foi possível observar uma boa interação entre os profissionais participantes, além do levantamento de questões pertinentes aos casos clínicos estudados e apresentação de evidências de artigos científicos e/ou de materiais disponibilizados pelo Ministério da Saúde, que orientam a prática clínica da Enfermagem, havendo uma significativa troca de conhecimentos e de experiências vivenciadas em seus respectivos dispositivos de atuação. Considerações finais: Desse modo, é possível reconhecer o potencial transformador positivo que metodologias ativas agregam no ensino-aprendizado de residentes, proporcionando desenvolvimento de pensamento crítico e a resolução de problemas, além de aprimorar habilidades que respeitam e valorizam diferentes perspectivas. Considerando os complexos desafios para a prática em saúde do enfermeiro-residente na Atenção Básica, faz-se necessário o desenvolvimento de habilidades para enfrentar problemas reais com aplicação de conhecimentos teóricos e aprimoramento através da realização de pesquisas e análise de soluções, portanto um aprendizado ativo e significativo desponta como ferramenta que possibilita a superação de tais desafios.