Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
ATUAÇÃO DE ENFERMEIROS EM UM SERVIÇO PEDIÁTRICO NA FORMAÇÃO DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM
Relatoria:
GABRIELLE SOUSA AMORIM
Autores:
- Vanessa Macêdo Cruz Cordeiro de Morais
- Maria Julieta Viana dos Santos Oliveira
- Lídia Batista de Moura
- Rosana Fernandes Dantas Gomes
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: O estágio é uma etapa fundamental na formação acadêmica, pois
proporciona a aplicação dos conhecimentos teóricos adquiridos ao longo do curso. Os
enfermeiros desempenham papel essencial na orientação, supervisão e desenvolvimento
dos futuros profissionais de Enfermagem, além de contribuírem para a segurança dos
pacientes, garantindo que os estudantes estejam sob supervisão adequada e sigam as
diretrizes e protocolos institucionais estabelecidos. Objetivo: Relatar as experiências
vivenciadas por enfermeiros em uma Unidade de Internação Pediátrica. Metodologia:
Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, sobre a preceptoria
realizada por enfermeiros durante o curso de férias, em um Hospital Universitário, no mês
de julho de 2023. Resultados: Durante o período de curso de férias do Hospital
Universitário, a Unidade Pediátrica recebe estudantes de Enfermagem, que desejam
aprimorar suas habilidades práticas. A equipe é composta por treze enfermeiros
responsáveis por garantir assistência integral aos pacientes, bem como contribuir para o
aprendizado dos alunos. Desta forma foi desenvolvido um cronograma de atividades a
serem desenvolvidas durante estágio, composto por ações práticas e teóricas in loco. No
primeiro dia os discentes foram acolhidos no setor, realizadas as devidas apresentações e
proporcionado momento de escuta para que eles pudessem expor experiências prévias e
expectativas em relação ao curso. Nos demais dias os alunos realizaram procedimentos
de enfermagem supervisionados, participaram de visitas beira-leito e discussões clínicas,
de forma multiprofissional, sendo direcionados a realizar a abordagem clínica dos
pacientes internados e, a partir disso, realizar a Sistematização da Assistência de
Enfermagem. Como planejamento de abordagem de conteúdo foi elaborado um
minicurso, com temas relevantes a assistência de enfermagem ao paciente pediátrico onde
percebia-se uma importante participação dos alunos, proporcionada pelas situações
vivenciadas no setor. Conclusão: As ações realizadas no curso de férias revelaram-se
como uma experiência relevante no campo do ensino e da assistência, criando
oportunidades para o aprimoramento do serviço no que se refere ao ensino, à pesquisa e
à extensão, além de auxiliar os alunos a compreenderem a aplicabilidade dos
conhecimentos teóricos no cuidado direto ao paciente.