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Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
ATUAÇÃO DE ENFERMEIROS EM UM SERVIÇO PEDIÁTRICO NA FORMAÇÃO DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM
Relatoria:
GABRIELLE SOUSA AMORIM
Autores:
  • Vanessa Macêdo Cruz Cordeiro de Morais
  • Maria Julieta Viana dos Santos Oliveira
  • Lídia Batista de Moura
  • Rosana Fernandes Dantas Gomes
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: O estágio é uma etapa fundamental na formação acadêmica, pois proporciona a aplicação dos conhecimentos teóricos adquiridos ao longo do curso. Os enfermeiros desempenham papel essencial na orientação, supervisão e desenvolvimento dos futuros profissionais de Enfermagem, além de contribuírem para a segurança dos pacientes, garantindo que os estudantes estejam sob supervisão adequada e sigam as diretrizes e protocolos institucionais estabelecidos. Objetivo: Relatar as experiências vivenciadas por enfermeiros em uma Unidade de Internação Pediátrica. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, sobre a preceptoria realizada por enfermeiros durante o curso de férias, em um Hospital Universitário, no mês de julho de 2023. Resultados: Durante o período de curso de férias do Hospital Universitário, a Unidade Pediátrica recebe estudantes de Enfermagem, que desejam aprimorar suas habilidades práticas. A equipe é composta por treze enfermeiros responsáveis por garantir assistência integral aos pacientes, bem como contribuir para o aprendizado dos alunos. Desta forma foi desenvolvido um cronograma de atividades a serem desenvolvidas durante estágio, composto por ações práticas e teóricas in loco. No primeiro dia os discentes foram acolhidos no setor, realizadas as devidas apresentações e proporcionado momento de escuta para que eles pudessem expor experiências prévias e expectativas em relação ao curso. Nos demais dias os alunos realizaram procedimentos de enfermagem supervisionados, participaram de visitas beira-leito e discussões clínicas, de forma multiprofissional, sendo direcionados a realizar a abordagem clínica dos pacientes internados e, a partir disso, realizar a Sistematização da Assistência de Enfermagem. Como planejamento de abordagem de conteúdo foi elaborado um minicurso, com temas relevantes a assistência de enfermagem ao paciente pediátrico onde percebia-se uma importante participação dos alunos, proporcionada pelas situações vivenciadas no setor. Conclusão: As ações realizadas no curso de férias revelaram-se como uma experiência relevante no campo do ensino e da assistência, criando oportunidades para o aprimoramento do serviço no que se refere ao ensino, à pesquisa e à extensão, além de auxiliar os alunos a compreenderem a aplicabilidade dos conhecimentos teóricos no cuidado direto ao paciente.