Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
RESSIGNIFICANDO O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM: USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NAS AULAS DE REPRODUÇÃO HUMANA
Relatoria:
Álvaro Fernandes Dias
Autores:
- Talina Carla da Silva
- Rozane Pereira de Sousa
- Iandra Viana Batalha
- Juliana Marinho de Oliveira
- Fernanda Lyssa Martins de Sousa
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
O uso de Metodologias Ativas no processo de Ensino Aprendizagem insere diretamente o estudante para uma discussão ampla e complexa, corroborando para a construção do seu conhecimento. Esta estratégia de ensino propõe momentos desafiadores ao aluno, fazendo com o que este supere as dificuldades advindas do processo acadêmico, possibilitando-os ocupar o lugar de sujeito ativo, participando integralmente da análise do processo assistencial, colocando o professor como facilitador e orientador nesse desenvolvimento. Este estudo tem como objetivo refletir acerca do uso de Metodologias Ativas no cotidiano do acadêmico de enfermagem e sua relevância no processo de aprendizagem. Trata-se de um relato de experiência, construído a partir das vivências do Componente Curricular (CC) de Enfermagem no Processo de Reprodução Humana. As Metodologias foram: sala de aula invertida, construção de cartazes, confecção de materiais didáticos para apresentar alterações na mama, discussão de casos clínicos acerca das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s). Diante dos direcionamentos feitos em sala e aplicação desses métodos, foi possível captar as habilidades, dificuldades e necessidades da turma, além de notar aptidões que os próprios discentes possuem em se autoavaliar e avaliar os colegas, ocupando o local de construtores da aprendizagem. Em sala, o docente ocupa um papel de tutor observador, onde todas as atividades serão avaliadas, mas com intervenções mínimas e considerações complementares. Essas construções propiciam o aluno a aprender e desenvolver habilidades críticas e reflexivas acerca do conteúdo programático. A experiência docente e a introdução de métodos dinâmicos como os supracitados, não somente para sala de aula, são estratégias que irão fomentar e subsidiar futuros profissionais na assistência/docência enquanto orientadores em saúde. Dessa forma, o uso de Metodologias Ativas fortalece a confiança dos discentes na construção da auto aprendizagem, reconhecendo os professores como mediadores na construção dos conhecimentos e não somente transmissor/detentor deste.