Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA ESTUDANTES DE NÍVEL TÉCNICO DE UMA ESCOLA PÚBLICA CEARENSE: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Emile Ravele Lima Milfont
Autores:
- Ana Beatriz Nascimento da Silva
- Iarlei Silva de Araújo
- Marcela Rios Dias Dantas
- Géssyca Vitória Albuquerque de Queiroz
- Jênifa Cavalcante dos Santos Santiago
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: O conhecimento acerca da ressuscitação cardiopulmonar (RCP) em pessoas com parada cardiorrespiratória (PCR) e de manobras de engasgo em situações de obstruções das vias aéreas (OVACE) são imprescindíveis para toda a população. No âmbito escolar público, carece-se de capacitações e noções de primeiros socorros intrínseco aos alunos. Assim, uma liga de enfermagem na área de cardiologia de uma universidade federal de ensino realizou uma extensão de educação em saúde sobre OVACE e RCP aos alunos de uma escola pública profissionalizante. OBJETIVO: Descrever a experiência dos ligantes sobre a capacitação acerca da temática emergências cardiopulmonares ministrada para alunos de escola pública cearense. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência de acadêmicos do curso enfermagem de uma universidade federal e membros de uma liga acadêmica na área de saúde cardiovascular, na capacitação de 60 estudantes de nível técnico de uma escola pública cearense, em junho de 2023. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Foi realizado credenciamento e divisão dos alunos em equipes. Posteriormente, houve aula expositiva teórica dos conteúdos, seguido pela prática de RCP e OVACE em adultos e crianças com o auxílio de manequins e coletes, em que todos participaram. A fim de tornar o aprendizado lúdico, foi realizada uma dinâmica baseada no jogo batalha naval e uma simulação realística com as equipes campeãs da atividade. Foi possível notar o interesse dos alunos na parte expositiva da apresentação, todas as dúvidas foram apresentadas e sanadas. A metodologia do jogo de batalha naval apresentou resultados favoráveis, estimulou a competição e a atenção. As duas equipes vencedoras participaram da simulação realística e a equipe que mais demonstrou destreza na condução do caso e das manobras ganhou o prêmio. Para os organizadores, a experiência de organizar um evento contribuiu para a obtenção de novas habilidades como a responsabilidade e a criatividade. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Durante a ação educativa, foi nítido o interesse dos alunos na prática, pois, além de atender a uma necessidade do público, cumpriu um papel importante no processo de aprendizagem, desenvolvimento e aperfeiçoamento de habilidades em primeiros socorros, a partir da simulação realística e das dinâmica voltadas para RCP e OVACE, possibilitando a construção de iniciativas que salvam vidas.