Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
JOGO DE TABULEIRO SOBRE SEGURANÇA DO PACIENTE PARA PROFISSIONAIS DA SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Jaciane Nunes Bento Lemos
Autores:
- Amanda Castro e Silva
- Glauciane Cajazeiras Farias
- Larissa Vasconcelos Lopes
- Sarah Patrício Ribeiro de Almeida
- Araguacy Rebouças Simplício
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2009 definiu a segurança do paciente como "a redução do risco de danos desnecessários relacionados com os cuidados de saúde, para um mínimo aceitável”, o que visa garantir uma qualidade na assistência à saúde prestada pelos profissionais através da aplicação das seis metas internacionais da segurança do paciente estabelecidas pela Joint Commission International, em parceria com a OMS em 2004. OBJETIVO: Relatar a experiência do uso de metodologias ativas de ensino para profissionais da saúde de um hospital terciário. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência sobre o uso de jogo de tabuleiro como instrumento da metodologia ativa de ensino para profissionais da saúde sobre segurança do paciente pela enfermeira residente em neurologia e neurocirurgia durante o rodízio no setor do Núcleo de Segurança do Paciente e Qualidade Hospitalar (NSPQH) em abril de 2023 no evento Abril pela Segurança do Paciente de um hospital terciário do Ceará. RESULTADOS: O Ministério da Saúde (MS) lançou o Programa Nacional de Segurança do Paciente através da portaria 529 de 01 de abril de 2013, em que neste ano comemora-se dez anos do programa através da campanha Abril pela Segurança do Paciente com o tema "10 anos do Programa Nacional de Segurança do Paciente-Compartilhar os avanços para acelerar a mudança” durante todo o mês de abril. A campanha tem como objetivo estimular que os trabalhadores da saúde, serviços de saúde, universidades, escolas de saúde e gestores da saúde compartilhem experiências exitosas (BRASIL, 2023). Diante disso, o jogo tabuleiro sobre segurança do paciente foi elaborado a partir da identificação dos temas de maior relevância para os profissionais de saúde do hospital, baseado nas seis metas internacionais da OMS. O uso do tabuleiro ocorreu durante o evento Abril pela Segurança do Paciente do hospital, sendo possível perceber a interação dos profissionais durante o jogo, tornando o momento de aprendizagem mais divertido. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A utilização de tecnologias educacionais através do uso de jogo de tabuleiro, visa transmitir de forma dinâmica, interativa e divertida as informações, facilitando assim, a educação em saúde para os profissionais (BEINNER et al., 2015), o que possibilitou alcançar o objetivo proposto pelo MS na vivência de experiências exitosas e do setor NSPQH, que foi de informar, educar e melhorar a qualidade da assistência dos pacientes assistidos na instituição de saúde.