LogoCofen
Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
A MONITORIA COMO PODEROSA FERRAMENTA DE INICIAÇÃO Á DOCÊNCIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Rosana Medeiros de Oliveira
Autores:
  • Sheila soares da Silva
  • Linda Kátia Oliveira Sales
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: a monitoria é uma atividade acadêmica que visa contribuir com a melhoria do ensino através de práticas formativas integradas aos componentes curriculares, permitindo ao estudante a aproximação com a docência. Por este viés, a monitoria caracteriza-se como uma ferramenta capaz de tornar o ensino-aprendizagem efetivo, promovendo o fortalecimento dos conhecimentos e práticas. O presente artigo propõe o relato de experiência de discentes que vivenciaram a monitoria durante o curso de graduação em enfermagem. OBJETIVO: relatar a vivência das discentes como monitoras do curso de graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, aplicada em atividades ao componente curricular Enfermagem no Processo Saúde/doença da Criança e do Adolescente. METODOLOGIA: trata-se de um estudo descritivo, com relato de experiências vivenciadas no programa de monitoria. Deste modo, as informações apresentadas possuem valor qualitativo, tornando possível analisar aspectos subjetivos efetuados pelas monitoras. As monitorias ocorreram de forma híbrida, via Google Meet e aulas práticas no laboratório. Antes de cada encontro, era realizado um diálogo com a turma a fim de levantar possíveis dúvidas que surgiam durante o curso da disciplina. Os conteúdos contemplados foram calendário nacional de imunização infantil e do adolescente, doenças e infecções mais recorrentes na infância, crescimento e desenvolvimento, e simulações de consultas de enfermagem, utilizando como metodologias aulas expositiva/dialogadas, estudos de caso e exercícios de fixação. As discentes monitoras também estiveram disponíveis para sanar dúvidas individuais dos alunos, onde estes poderiam entrar em contato através das redes sociais para dialogar e promover a troca de conhecimentos. RESULTADOS: a vivência da monitoria foi positiva, permitindo a aproximação das discentes com a docência, permitiu aprofundar os conhecimentos acerca dos conteúdos da disciplina e contribuiu para as relações interpessoais entre os discentes monitores e monitorados. No entanto, ressalta-se como ponto negativo a pouca assiduidade dos alunos monitorados nos encontros propiciados pelas monitoras. CONSIDERAÇÕES FINAIS: o programa de monitoria estimula e fomenta ações colaborativas entre docentes e discentes, fortalece a pesquisa científica, favorece a construção de autonomia, além de incentivar o processo ensino-aprendizagem criando condições para iniciação à docência por meio de atividades pedagógicas.