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Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
CUIDADO AO NEONATO EM UNIDADES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Carla Isabel Soares da Silva Melo
Autores:
  • Nirla Gomes Guedes
  • Bruna Barroso de Freitas
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: As diretrizes curriculares nacionais do curso de Enfermagem recomendam que o discente tenha práticas assistidas nos serviços de saúde, proporcionando o aperfeiçoamento de suas habilidades e experiências de atribuições necessárias para exercer o trabalho do enfermeiro. As práticas são fundamentais para solidificar o conhecimento teórico ministrado ao longo do curso de graduação. Considerando as especificidades do neonato, a prática nos serviços proporcionam um aprendizado fundamental na formação do enfermeiro. OBJETIVOS: Relatar a experiência de discentes de Enfermagem acerca das atividades de prática hospitalar nas unidades neonatais de média e alta complexidade.METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência de alunos cursando a disciplina Saúde da Criança no Contexto Hospitalar, de uma universidade pública do nordeste brasileiro. O currículo atual considera na grade de disciplina os ciclos de vida. As práticas assistidas aconteceram no mês de junho de 2023, em quatro unidades neonatais de média e alta complexidade, que totalizam, aproximadamente, 55 leitos. O grupo composto de 5 alunos do oitavo semestre, rodiziou entre as unidades, em 5 dias de prática. Por dia, cada unidade recebeu 1 ou 2 alunos. RESULTADOS:Durante as práticas os alunos acompanharam as enfermeiras do serviço e tiveram a oportunidade de experienciar procedimentos, como: punção de cateter percutâneo, punção venosa para exames, preparação fracionada de medicamentos, sondagens oro ou nasogástrica, higienização dos recém-nascidos na incubadoras, montagem de respiradores mecânicos, fototerapia, oxigenoterapia, translactação, admissão e alta, entre outros. Destaca-se a oportunidade de vivenciar sessões clínicas da residência multiprofissional. Ao final do estágio foi evidenciado a importância na formação profissional do aluno de práticas em hospitais escolas. A superação da apreensão e insegurança em cuidar de neonatos foi sendo conquistada ao longo das práticas. Ademais, salienta-se a importância da docente provendo apoio, segurança, confiança e conhecimento para os discentes. CONSIDERAÇÕES FINAIS:Entende-se que as práticas assistidas são de suma importância para o desenvolvimento profissional e interpessoal do discente, através do acréscimo de habilidades como comunicação, autonomia, destreza e relacionamento interpessoal.