Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
COMUNICAÇÃO EFETIVA NO PERIODO DE PARTURIÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Antonia Donita Oliveira Fortaleza
Autores:
- Moziane Mendonça De Araujo
- Evanuelly Alves Leal
- Roger Texeira Da Silva
Modalidade:
Pôster
Área:
Dimensão ético política nas práticas profissionais
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A comunicação efetiva durante o parto é essencial para promover uma experiência positiva, segura e centrada na mulher. Ela fortalece a relação entre profissionais de saúde e parturientes, empodera, reduz a ansiedade, estabelece confiança, melhora a qualidade do cuidado e promove o respeito pelos desejos e necessidades individuais. Objetivo: Relatar a realização de uma atividade educativa para a promoção da comunicação clara e empática entre profissionais de saúde, parturientes e acompanhantes durante o processo de parturição. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência desenvolvido em uma maternidade localizada na região Centro-Sul do Ceará. A experiência foi vivenciada por cinco acadêmicos de enfermagem e uma professora de uma universidade pública cearense. Ademais, contou com a participação de uma médica e uma enfermeira plantonistas da referida maternidade. Para promover a atividade de forma dinâmica, utilizou-se como metodologia ativa um questionário composto por oito perguntas relacionadas à comunicação no período do parto. Os profissionais responderam usando placas de "verdadeiro" ou "falso". Além disso, cartazes foram distribuídos nos quartos das gestantes. Esses materiais forneceram informações sobre os benefícios de uma comunicação efetiva durante o parto. Resultados: No decorrer da ação, foram promovidas discussões para compartilhar experiências e saberes acerca da comunicação segura durante o trabalho de parto. Através da atividade educativa, foi possível observar melhora na conscientização sobre a importância da comunicação efetiva na hora do parto. As gestantes e acompanhantes demonstraram engajamento e interesse em aprender sobre o tema, compartilharam experiências. Aos discentes, a ação educativa proporcionou um aprendizado significativo e o desenvolvimento de competências como o conhecimento sobre a importância da comunicação efetiva. Foi possível compreender a importância da comunicação clara e empática para a promoção de um ambiente de cuidado tranquilo e acolhedor. Além disso, a construção dos materiais utilizados na ação, proporcionou o desenvolvimento de habilidades inerentes à construção de materiais educativos impressos. Considerações finais: A realização da atividade educativa foi uma valiosa experiência e contribuiu para a conscientização da importância da qualificação e integralidade do cuidado. O aprendizado proporcionado pela atividade, em situações futuras, será utilizado no exercício da prática profissional.