Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
ENRIQUECENDO O APRENDIZADO: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA MONITORIA DE ANATOMIA NO CURSO DE ENFERMAGEM
Relatoria:
Dayane Andrade da Silva
Autores:
- EDUARDO ALVES CESAR
- RUTH RANY PEREIRA VIANA
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A monitoria acadêmica visa auxiliar os estudantes no processo de
aprendizagem, promovendo a troca de conhecimentos entre os alunos. A disciplina
de Anatomia Humana desempenha papel fundamental, fornecendo a base
necessária para compreender o corpo humano, seu funcionamento e doenças.
Objetivo: Compartilhar a experiência em monitoria da disciplina de "Anatomia
Humana" do curso de Enfermagem da UFCG, em Cajazeiras-PB. Método: Estudo
descritivo do tipo relato de experiência, baseado na vivência da monitora de
Anatomia Humana desenvolvida no período de novembro de 2021 a setembro de
2022. As atividades da monitoria foram planejadas de modo a ter carga horária de
12 horas semanais, divididas em 6 horas de planejamento e organização do
conteúdo, elaboração de materiais lúdicos como apostilas para colorir os sistemas
anatômicos, quizzes de aprendizagem, atlas e esqueleto. As outras 6 horas foram
destinadas a encontros com os alunos no laboratório de anatomia, e durante a
semana, as dúvidas que surgissem eram retiradas mediantes a rede social
(WhatsApp). Resultados: A monitoria teve um impacto significativo no processo de
aprendizagem dos estudantes, refletindo-se em um alto índice de aprovação na
disciplina, devido à melhor assimilação dos conteúdos abordados. Esses resultados
evidenciam o sucesso da metodologia aplicada, enriquecendo a formação
acadêmica de todos os envolvidos. Considerações finais: A monitoria,
comprovadamente eficaz e enriquecedora, promoveu interação sinérgica entre
monitores e discentes, estimulando aprendizado participativo e reforçando sua
relevância pedagógica. Assim, a monitoria destaca-se como valiosa ferramenta
facilitadora do ensino-aprendizagem, enriquecendo repertórios cognitivos e
habilidades educacionais de ambos os envolvidos.