LogoCofen
Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
SIMULAÇÃO DRAMATIZADA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO NA ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Eduardo Alves Cesar
Autores:
  • Ellen Crystina Alves da Silva
  • Alba Rejane Gomes de Moura Rodrigues
  • Sofia Dionizio Santos
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: Os métodos tradicionais de ensino e aprendizagem utilizados nos cursos de enfermagem demonstram menor eficácia quando comparados às metodologias ativas de ensino. Neste contexto atual, os métodos tradicionais devem ser repensados e capacitar seus discentes para aprender com autonomia, adquirir novos conhecimentos e habilidades e enfrentar situações novas com criatividade, o que faz da simulação como metodologia ativa de ensino uma ferramenta eficiente. Objetivo: Relatar a experiência de utilização da simulação como estratégia para o ensino e aprendizagem da comunicação terapêutica em enfermagem. Método: Este estudo consistiu em um relato descritivo da experiência na monitoria da disciplina "Psicologia aplicada à Saúde", do curso de Enfermagem da UFCG, em Cajazeiras-PB. Utilizou-se a simulação como estratégia de ensino em sala de aula, para abordagem da temática da comunicação terapêutica. A experiência desenvolveu-se em três etapas: a primeira abrangeu a apresentação didática do tema com embasamento teórico fornecido pela docente da disciplina; a segunda envolveu a elaboração conjunta, pelos monitores e docente, de situações clínicas relacionadas à enfermagem; por fim, os alunos foram desafiados a aplicar o conhecimento adquirido por meio de uma simulação dramatizada, baseada nas situações apresentadas. Resultados: A abordagem dinâmica e envolvente da simulação permitiu o aprimoramento das condutas, com feedback positivo da docente, dos discentes e dos monitores. Os participantes relataram maior segurança e confiança na execução prática da assistência. Dúvidas e dificuldades que emergiram diante das situações clínicas também permitiram aos participantes identificar aspectos a serem aprimorados para sua futura atuação profissional e para o desenvolvimento da atividade de simulação dramatizada. Esses resultados destacam o sucesso da simulação como uma metodologia eficaz. Considerações finais: A investigação constatou benefícios para os estudantes em relação à simulação dramatizada como uma estratégia de ensino e aprendizagem. Viabilizou-se uma conexão entre teoria e a prática em um ambiente resguardado, fomentando a assimilação do conhecimento. Como abordagem dinâmica e participativa, instigou a integração e estimulou discussões. Revelou-se como uma metodologia útil para treinamentos na disciplina, em virtude de emular vivências da vida real e propiciar um ambiente interativo entre os participantes, enriquecendo o processo ensino-aprendizagem.