Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS PARA A TOMADA DE DECISÕES BASEADAS EM PESQUISA CIENTIFICAS
Relatoria:
EDJAMARYS SUZY DA SILVA E SILVA
Autores:
- Romeika Carla Ferreira de Sena
- Bruna Araújo Vale
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
INTRODUÇÃO: A área assistencial em sua amplitude dispõe de um cuidado direto e indireto com o paciente, onde impõe ao profissional enfermeiro desde a formação uma visão integral embasada em comprovações, após constantes mudanças notou-se a necessidade de unir uma prática efetiva em conjunto com uma fundamentação teórica, visando suprir as demandas e aperfeiçoar um atendimento de qualidade. Neste contexto, interrogamos: Quais são os principais desafios e facilitadores encontrados na incorporação da educação baseada em evidências no curso superior de enfermagem, visando o desenvolvimento de competências para a tomada de decisões embasada em pesquisa? OBJETIVO: Analisar na literatura nacional e internacional a eficácia da educação baseada em evidências no curso superior de enfermagem, verificando o desenvolvimento de competências para a tomada de decisão fundamentado na pesquisa cientifica. METODOLOGIA: Consiste em um estudo do tipo revisão sistemática, utilizando a estratégia PICo para delimitar a questão de pesquisa, sendo: P: Population (População) - Estudantes de enfermagem no curso superior I: Concept of Interest (Conceito de Interesse) - Educação baseada em evidências Co: Context (Contexto) - Curso superior de enfermagem. As buscas foram realizadas pelos portais Medical Literature Analysis (Medline/PubMed) e SCOPUS, como forma tradicional de pesquisa foi utilizado a biblioteca virtual da saúde (BVS) utilizou-se os descritores DeCS/MeSH (Descritores em Ciências da Saúde) aplicando o booleano “AND”:Educação em Enfermagem AND Pesquisa em Enfermagem AND Prática Clínica baseada em evidências. RESULTADOS: Após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão foram selecionados 18 artigos. Achados evidenciam a importância dos estudos baseados em evidências para um bom desempenho prático assistencial voltado ao paciente, além da relevância da pesquisa para uma assistência atualizada e como ferramenta necessária para busca de melhores evidências, provendo assim o uso da prática baseada em evidências, aprimorando assim as ações dos estudantes tendo como base a pesquisa baseada em evidencias. CONCLUSÃO: Em virtude dos fatos mencionados, os estudos corroboraram enfatizando os enfermeiros que possuíam maior nível de especialização onde mostram um maior desempenho na sua prática baseada em evidência e maior desenvoltura na sua assistência, buscando estratégias que promoviam o uso da pesquisa de maneira eficaz aplicando de forma benéfica ao paciente em diversos âmbitos.