Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
TEATRO COMO FERRAMENTA DE INOVAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Ana Yasmim Gomes de Lima
Autores:
- Maria Taís da Silva Santos
- Nathália Vale de Holanda Araújo
- Erlaine da Silva Andrade
- Thiozano Afonso de Carvalho
- Iluska Pinto da Costa
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: O câncer é um grave problema de saúde pública, com destaque para o de mama como o mais letal na população feminina. De modo que a orientação sobre fatores de risco e identificação precoce são essenciais para a prevenção. Nesse sentido, os profissionais de saúde têm importante papel no uso de estratégias educacionais que visam a promoção da saúde de forma integral. Dentre estas, a arte cênica consiste em uma ferramenta inovadora para se promover saúde de forma dinâmica e de fácil entendimento, que permite agregar conhecimentos teóricos e práticos, assim como a interação e a socialização entre os participantes. OBJETIVO: Descrever peça teatral como ferramenta de educação em saúde na comunidade. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência sobre a realização de uma peça teatral em praça pública na cidade de Cajazeiras na Paraíba no ano de 2022. A referida peça foi uma ação de um projeto de extensão BemViver: ações educativas voltadas à promoção da saúde, bem-estar e qualidade de vida de idosos em alusão a campanha Outubro Rosa e teve como título "Prevenir o câncer de mama é um ato de amor”. RESULTADOS: A peça narra a história da personagem fictícia Jacinta que negligenciava seu autocuidado e com dependência de cigarro. Certo dia, ao se olhar no espelho percebe sua mama avermelhada, com presença de secreção esbranquiçada, porém sem presença de nódulos, o que faz com que a personagem não dê importância a situação. No dia seguinte, liga o rádio e escuta a entrevista de um médico em um programa de rádio, que está atendendo ligações e tirando dúvidas dos ouvintes sobre o câncer de mama. Jacinta resolve ligar para falar sobre seu caso, recebe algumas orientações e no dia seguinte vai ao serviço de saúde, sendo diagnosticada posteriormente pela equipe com câncer de mama. Foi acompanhada, realizou seu tratamento e curada. A referida peça teve como participantes estudantes de Enfermagem, Medicina, curso Técnico em enfermagem, assim como professores, profissionais e membros da comunidade. Salienta-se a riqueza do momento, pois os telespectadores do programa eram os moradores, logo foram retiradas as dúvidas sobre a temática. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A utilização da peça teatral permitiu o aprendizado de forma lúdica, possibilitando estratégias inovadoras para o desenvolvimento de educação em saúde na comunidade.