LogoCofen
Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
O PAPEL DA MONITORIA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Adrya Thayanne Henriques da Silva
Autores:
  • Vitória Victor Menezes
  • Ana Elza da Silva Souza
  • Gleyce Rauanny Costa Gomes
  • Mariane Lorena Souza Silva
  • Mariana Albernaz Pinheiro de Carvalho
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A monitoria acadêmica ofertada no ensino superior é uma experiência de grande importância na formação acadêmica do discente monitor. Consiste em uma ferramenta de apoio pedagógico oferecido aos discentes interessados em aprofundar os conteúdos e solucionar as dificuldades abordadas na sala de aula, proporcionando um espaço de discussões e debates acerca das temáticas de cada disciplina. As atividades desempenhadas pelo monitor oportunizam o desenvolvimento de habilidades à docência, bem como, de vivenciar intensamente o processo de ensino e aprendizagem, caracterizado pela dinâmica entre o monitor, os discentes e o docente. Objetivo: Nessa perspectiva, o presente estudo tem por objetivo relatar a experiência vivenciada na monitoria da disciplina de Metodologia da Assistência de Enfermagem do Curso de Enfermagem do Centro de Educação e Saúde da Universidade Federal de Campina Grande (CES/UFCG). Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado a partir da vivência com a monitoria na disciplina de Metodologia da Assistência de Enfermagem no Curso de graduação em Enfermagem do CES/UFCG, localizado no município de Cuité-PB. As atividades foram desenvolvidas durante o período letivo 2021.2 e 2022.1, aos discentes do 3° semestre. As atividades realizadas na monitoria buscam complementar os conhecimentos teóricos dos discentes na disciplina, revisar e esclarecer as dúvidas acerca dos assuntos estudados, na elaboração de projetos lúdicos voltados para a fixação do conteúdo e no plano de cuidados junto ao docente e discentes. Resultados: Acredita-se que a monitoria tenha proporcionado um estímulo significativo ao estudo e a redução das dificuldades enfrentadas na disciplina. É importante destacar que os resultados positivos obtidos nesta experiência foram alcançados com um bom relacionamento interpessoal estabelecido entre o monitor, os discentes e o docente, solidificando a construção de um processo de ensino-aprendizado eficaz. Considerações finais: Evidenciou-se que o monitor é um elo importante no processo de ensino e aprendizagem, uma vez que, contribui junto ao docente para a formação de futuros profissionais.