Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
"EM QUAL ESPELHO VOCÊ QUER SE VER?” INSTALAÇÃO NO CONTEXTO DA DEPENDÊNCIA QUÍMICA
Relatoria:
Giovanna de Oliveira Gildo
Autores:
- Ana Maria Miranda Lucena Fontenele
- Michell Ângelo Marques Araújo
- Askanio Batista Teixeira
- Maria Layzia Cosmo Macedo
- Jayara Nunes Barbosa
- Nagila Nathaly Lima Ferreira
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
A dependência química é um problema de saúde pública, caracterizada pelo uso desregrado de substâncias psicoativas. Assim, torna-se necessário utilizar distintas estratégias de ensino na graduação, sendo a instalação, enquanto dispositivo criativo no campo das artes visuais, uma dessas ferramentas. Esta promove a interação com o ambiente, gerando debates e reflexões. Logo, utilizou-se de uma instalação para promover discussões e análises, de forma interativa, no contexto de ensino-aprendizagem da graduação em Enfermagem com o intuito de fomentar a reflexão dos discentes sobre a consequência do uso de drogas.
Relatar a experiência da instalação “Em Qual Espelho Você Quer Se Ver?” no contexto da dependência química.
Trata-se de um estudo descritivo, tipo relato de experiência. A instalação foi feita por graduandos em Enfermagem da Universidade Federal do Ceará (UFC), em junho de 2023, na disciplina de Atenção de Enfermagem em Dependência Química.
A instalação incluía imagens, na relação antes e depois de pessoas detidas por crimes relacionados ao abuso de drogas, disponíveis na íntegra. As fotos foram suspensas com barbantes e ao final se usou um espelho a fim de propor a autorreflexão. Inseriu-se ainda imagens tocantes acerca do uso excessivo de entorpecentes. No intuito de fornecer uma visão abrangente, as substâncias foram escolhidas conforme sua classificação: Drogas Estimulantes (cocaína e anfetaminas), Depressoras (álcool e inalantes) e Perturbadoras (maconha e êxtase). Optou-se por ilustrar os efeitos dessas, considerando a sua dualidade a partir das sensações de satisfação a curto prazo, em alguns casos, e suas consequências a longo prazo. A instalação promoveu uma reflexão crítica sobre os riscos envolvidos no uso das drogas cujas repercussões físicas-psicológicas decorrem da ação do narcótico no corpo, tanto individual quanto socialmente. O espelho impactou emocionalmente os alunos estimulando a autorreflexão dentro do contexto apresentado. Ademais, a instalação abriu espaço para discussões sobre prevenção, tratamento e políticas de redução de danos. Os alunos debateram sobre as abordagens apresentadas, bem como sobre estratégias para lidar com a dependência química, tomando as dimensões pontuadas ao longo da disciplina.
O percurso pela instalação gerou identificação por alguns discentes e sensibilização em sua totalidade, além de fomentar o debate sobre as políticas públicas existentes, dado o caráter abrangente da estratégia utilizada.