Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
A PRÁTICA DOS LIGANTES DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA NO ENSINAMENTO DE PRIMEIROS SOCORROS NA ESCOLA
Relatoria:
RODRIGO DA SILVA NUNES
Autores:
- Francisco Mayron Morais Soares
- Maria Ivaneide Texeira dos Santos
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: Acidentes em ambientes escolares são bem frequentes haja visto, que os adolescentes e crianças passam cerca de um terço do seu dia nesses lugares. Nessa perspectiva, a capacitação para atuação rápida dos professores e funcionários apresenta-se de maneira importante visto que serão os primeiros a reconhecerem e iniciar os primeiros socorros. OBJETIVO: Relatar a experiência do ligante nas práticas educativas em primeiros socorros para professores e funcionários. METODOLOGIA: O presente estudo descreve o relato de experiência da atividade de extensão sobre Primeiros Socorros, realizada no dia 27 de dezembro de 2022 pela Liga da Integração de Urgência e Emergência, com o público alvo os professores e funcionários do colégio E.E.B. Alonso Pinto de Castro do município de Itapipoca, Ceará. Os matérias utilizados foram um boneco de compressões, um torniquete, desfibrilador externo automático e uma bolsa válvula máscara. O treinamento foi organizado em etapas: primeira etapa uma aula teórica, segunda etapa simulação e terceira etapa práticas. RESULTADOS: Portanto, evidenciou-se, a importância do ensino teórico, associado com prática que corroborar para uma maior compressão do público. Nesse cenário, professores e funcionários tiveram a oportunidade de esclarecimento de crenças, mitos e verdade referente aos primeiros socorros com discentes ligantes qualificados e preparados juntamente com docente orientador. A simulação apresenta-se como uma estratégia pedagógica que incorpora o ensino e aprendizagem, realizando uma experiência real, objetivando aproximação dos professores e funcionários no contexto de situações de acidentes que precisa de uma atuação rápida e adequada dos primeiros socorros. A simulação pode ser vinculada com a teoria de autoeficácia, cuja a finalidade parte da premissa da capacidade do sujeito nos aspectos do seu rendimento e comportamento sendo, passível de repetição proporcionado resultados satisfatórios. CONCLUSÃO: Portanto, o treinamento possibilitou uma capacitação dos professores e funcionários para as situações de emergências do dia a dia que pode acontece em ambientes escolares contribuindo para salvamento de vidas. Além disso, a experiência proporcionou ganha de aprendizagem corroborando para qualificação profissional do ligante no âmbito do desenvolvimento do raciocínio crítico, reflexivo e aperfeiçoamento de técnicas e habilidades.