LogoCofen
Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
RELATO DE EXPERIÊNCIA: VIVÊNCIA DE ACADÊMICOS NA ATENÇÃO SECUNDÁRIA À SAÚDE
Relatoria:
Maria Vitória Santos de Sousa
Autores:
  • Barbara de Assis Silva
  • Caroline Midore Miyoshi
  • Iasmin Bento da Fonseca
  • Daniel Avancini Araújo
  • Carla Rafaela Teixeira Cunha
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: Na Atenção Secundária à Saúde (ASS) estão os serviços especializados de nível ambulatorial e hospitalar que possuem tecnologia intermediária e procedimentos de média complexidade. Classificado como uma das subdivisões da ASS, o Serviço de Atendimento Especializado (SAE) é uma unidade assistencial de caráter ambulatorial, que propicia o atendimento do paciente com uma equipe multiprofissional de HIV/AIDS e outras ISTs. Este serviço é um campo importante para vivência e prática dos alunos da graduação em enfermagem com a realidade desses agravos. Objetivo: Realizar um relato de experiência sobre as práticas supervisionadas em um SAE. Metodologia: Relato de experiência sobre a prática supervisionada realizada no SAE em Mato Grosso no período de 16 a 26 de maio de 2023. Esta prática faz parte da disciplina de Saúde do Adulto e Idoso do 5º semestre do curso de enfermagem na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Resultados: Neste período desenvolveu-se consultas de enfermagem com acompanhamento da professora e das enfermeiras da unidade. Foram atendidos aproximadamente 110 pacientes e, durante esses atendimentos, ocorreram os seguintes procedimentos: manejo de teste rápido, abertura de prontuário, cauterização de HPV, administração de medicamentos para sífilis, acolhimento ao paciente diagnosticado com HIV/AIDs, educação em saúde e orientação sobre o uso da Profilaxia Pré Exposição (PrEP) e Profilaxia Pós Exposição (PEP). Considerações finais: O campo prático no SAE oportunizou uma importante experiência profissional para a formação profissional dos acadêmicos. Uma vez que foi propiciado o aprimoramento do raciocínio clínico, desenvolvimento da abordagem sindrômica frente às características do público atendido e desmistificação de estigmas relacionados a patologias infectocontagiosas. Somado a isso, foi possível entender a autonomia e a importância do trabalho do enfermeiro para diagnosticar, acolher, orientar e manter a ética profissional frente aos casos atendidos dentro do SAE.