Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
ESTRATÉGIA EDUCATIVA SOBRE AS BOAS PRÁTICAS NO PRÉ-NATAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Anne Caroline Conceição do Nascimento
Autores:
- Beatriz Menezes Santos
- Mariana Oliveira Gomes da Cunha
- Gilmara Menezes Santos
- Elizian Braga Rodrigues Bernardo
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: O pré-natal desempenha um papel indispensável na promoção da saúde materna e fetal, oferecendo cuidados durante toda a gravidez. É um processo contínuo que envolve consultas regulares, exames clínicos e laboratoriais, além de orientações sobre cuidados singulares durante essa fase, como a alimentação adequada, a prática de exercícios físicos, os cuidados com a higiene e o bem-estar psicossocial. Responsável pela redução da morbimortalidade materna e infantil, o pré-natal visa garantir o bem-estar da gestante e do concepto, tanto como, o desenvolvimento saudável da gestação, através da detecção precoce de possíveis complicações ou condições de risco, permitindo o tratamento e acompanhamento necessários para minimizar agravos e garantir o melhor desfecho para a gravidez. OBJETIVO: Descrever a experiência vivenciada na implementação das boas práticas no pré-natal de risco habitual em uma UAPS do município de Aracaju-SE. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência vivenciado pelas acadêmicas do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Sergipe. Realizou-se uma estratégia educativa com o tema: Boas Práticas na Assistência Pré-Natal, sendo utilizado como método um quiz interativo. A estratégia educativa teve duração de uma hora e trinta minutos, no mês de maio de 2023, com a participação de cinco gestantes atendidas no pré-natal de risco habitual da UAPS Cândida Alves. A estratégia educativa fez parte das atividades práticas da disciplina de Enfermagem em Mulher II. RESULTADOS: A atividade lúdica garantiu a atenção constante das gestantes, pois estas demonstravam interesse, permitindo uma assimilação adequada do conhecimento. As participantes respondiam as perguntas do quiz com base na sua experiência e conhecimento prévio, sendo validadas as respostas pelas acadêmicas. Ao final da dinâmica, em círculo, todas puderam expor as impressões acerca da educação em saúde. Foram referidas expressões positivas que conferiram êxito à proposta da ação. As principais dificuldades dos discentes foram em estabelecer uma comunicação efetiva no início da ação devido à timidez de algumas participantes. CONCLUSÃO: As participantes vivenciaram a importância da educação em saúde no contexto da APS e a relevância da capacitação sobre a importância do pré-natal para a saúde materna e fetal. Dessa forma, a vivência permitiu um reflexo positivo para as gestantes e uma aproximação dos graduandos com demandas específicas desse cenário de cuidado.