LogoCofen
Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
Avaliação de competências de estudantes de enfermagem
Relatoria:
Bruna Gabriela Carvalho de Lima
Autores:
  • Bárbara Maria Bezerra Pachêco de Mello
  • Maria Caroline Silva de Oliveira
  • Betânia da Mata Ribeiro Gomes
  • Marcelo Alves Ramos
  • Alexsandra Rodrigues da Silva
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Dissertação
Resumo:
Objetivo: Identificar quais competências os estudantes possuem maior dificuldade em desenvolver, para que sejam elaboradas ferramentas cognitivas e metodológicas que favoreçam seu processo de formação. Métodos: Trata-se de um estudo epidemiológico transversal. A amostra foi constituída por estudantes matriculados em uma Universidade do Estado de Pernambuco nos cursos de graduação e pós-graduação, através de um formulário de autoavaliação com questões relacionadas a seis competências-chave: a) autonomia; b) comunicação oral e escrita; c) empreendedorismo social e liderança; d) interculturalidade; e) uso das TIC; f) igualdade de gênero e posições sociais. Os dados obtidos foram analisados por estatística descritiva com auxílio do software IBM SPSS Statistics. O estudo foi aprovado por Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: A competência de Autonomia obteve escore médio de 20,1 ± 2,9; Comunicação oral e escrita obteve escore médio de 43,1 ± 6,4; Empreendedorismo social e liderança obteve escore médio de 34,7 ± 9,2; Uso das tecnologias obteve escore médio de 31,6 ± 3,6; Interculturalidade obteve escore médio de 26,5 ± 3,6; e Igualdade de gênero e posições sociais, obteve escore médio de 29,7 ± 5,6. Conclusão: Dentre as competências analisadas, Empreendedorismo social e liderança e Interculturalidade apresentaram as menores médias, exigindo maior atenção no processo de desenvolvimento. Constatou-se que, dentre as competências analisadas, Empreendedorismo social e liderança e Interculturalidade apresentaram as menores médias, exigindo maior atenção no processo de desenvolvimento dos indivíduos, por meio da qualificação dos docentes em utilizar práticas metodológicas inovadoras através do ensino, pesquisa e extensão.