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Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
O contato com um caso de pênfigo vulgar durante a formação de futuros profissionais da enfermagem
Relatoria:
Raniel Pereira de Lima
Autores:
  • Juliano Camilo Trajano
  • Iasmin Freitas Bessa
  • Mariana de Almeida Abreu Agra
  • Isabelle Katherinne Fernandes Costa
  • Rhayssa de Oliveira e Araújo
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: O pênfigo vulgar é uma afecção dermatológica caracterizada pela presença de bolhas na pele e em mucosas. Por ser uma doença crônica, as lesões são de difícil cicatrização e, portanto, podem influenciar negativamente na qualidade de vida do indivíduo que a possui. Sabe-se que a enfermagem tem um papel fundamental na promoção do cuidado integral aos indivíduos. Contudo, há lacunas na formação dos enfermeiros em relação à educação e à gerência para promover saúde a essa população. OBJETIVO: Relatar a experiência de estudantes da Liga de Dermatologia e Estomaterapia em Enfermagem ao acompanhar a comissão de curativos em um hospital universitário (HU). METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência dos alunos da graduação em enfermagem ao acompanhar uma paciente com pênfigo por duas semanas. RESULTADOS: durante a coleta do histórico de enfermagem, a paciente relatou que ao surgirem as primeiras lesões do pênfigo procurou uma unidade básica de saúde e uma clínica privada, mas os profissionais não conseguiram diagnosticar a doença. Antes do diagnóstico correto, realizado meses depois no ambulatório dermatológico do HU, a paciente recorreu ao conhecimento empírico para o fechamento das lesões, pois os profissionais com os quais teve contato não promoveram orientações adequadas. Durante uma das consultas ambulatoriais, a paciente foi internada no HU. Na internação, ela recebeu os cuidados da comissão de curativos, incluindo escuta qualificada e acompanhamento relacionado à nutrição, ao padrão de sono, e às eliminações. Também considerou-se o impacto da doença nas atividades de vida da paciente e no seu bem-estar psicológico. Além disso, ela teve acesso às coberturas adequadas para o caso, o que colaborou na promoção do conforto. Nas duas semanas de cuidados, observou-se redução da extensão da área das feridas, aumento do nível de conhecimento da paciente sobre sua doença e sobre o risco de infecção, além do relato de redução do desconforto. CONSIDERAÇÕES FINAIS: acompanhar a evolução da paciente possibilitou aos estudantes refletir sobre a importância da classe de enfermagem na promoção do cuidado. Além disso, demonstra que a difusão do conhecimento relacionado ao cuidado integral pode colaborar com uma maior qualidade de vida para os pacientes. Na percepção dos estudantes, a participação nos serviços de saúde também mostrou-se uma experiência ímpar, capaz promover uma formação mais sólida para a assistência e para a gerência.