Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
CONTRIBUIÇÕES DOS GRUPOS DE PESQUISA PARA A FORMAÇÃO DO PERFIL PROFISSIONAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Luana Alves de Melo
Autores:
- Nicolle Teixeira de Matos
- Gildiana Ferreira de Carvalho
- João Paulo Xavier Silva
- Camila Almeida Neves de Oliveira
- Naanda Kaanna Matos de Souza
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
A universidade é sustentada por três pilares basais: o ensino, a pesquisa e a extensão. Para uma formação em sua completude é crucial que o graduando em enfermagem vivencie as diversas experiências proporcionadas pela academia. Dentre elas, podemos citar os grupos de pesquisa (GPs), desenvolvidos por pesquisadores titulados ou em formação e que têm como objetivo a produção de conhecimento por meio da pesquisa. No Brasil, os GPs na área de enfermagem surgiram na década de 1970, e desde então vêm crescendo exponencialmente. Tem-se como objetivo deste estudo relatar as contribuições advindas da participação em grupos de pesquisa para a formação do perfil profissional. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, oriundo da participação em grupos de pesquisa intitulados: “Grupo de Pesquisa Clínica, Cuidado e Gestão em saúde (GPCLIN)” e “Grupo de Pesquisa e Extensão em Saúde Cardiovascular e Cerebrovascular (GPESCC)”, vinculados à Universidade Regional do Cariri, localizada na Região Centro-Sul do Cariri, Ceará. No período entre abril de 2021 até o ano vigente. A integração aos grupos de pesquisa foi “divisor de águas”, que possibilitou o vislumbre de novos horizontes no âmbito da universidade e no contexto da formação. As experiências oportunizadas pelos GPs são diversas e incluem atividades como: minicursos e capacitações sobre temas que se relacionam com a escrita e a pesquisa científica, bem como sobre a inserção em processos seletivos de residência e mestrado; elaboração de trabalhos científicos, como resumos, artigos e capítulos de livro; participação em eventos, tanto como ouvinte quanto como comissão organizadora; além de permitir maior aproximação com a área de afinidade e interesse do pesquisador, através da linha de pesquisa. Ademais, proporcionaram oportunidades como o encargo de bolsista de um projeto de iniciação científica, contribuindo, dessa forma, para o desenvolvimento e aperfeiçoamento de habilidades como a leitura e a escrita científica. As vivências permitiram a compreensão acerca da importância da pesquisa para a prática baseada em evidências e para a transformação do cenário da saúde brasileira, aspectos cruciais para a formação. Portanto, os GPs configuram-se como uma estratégia importante para o fortalecimento e reconhecimento da enfermagem enquanto uma profissão, ciência, tecnologia e inovação, exercendo a prática profissional baseada na busca de novos conhecimentos.