Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM PARA DISCENTES DE ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Gleyce Rauanny Costa Gomes
Autores:
- Crisalda Eslita Silva Silveira
- Graziela Silva Batista
- Marília Rute de Souto Medeiros
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: O processo de ensino-aprendizagem, no âmbito universitário, compreende muito além da troca de informações entre docente e aluno. A monitoria acadêmica proporciona aos monitores o desenvolvimento e implementação de atividades e metodologias voltadas para o aprendizado dos conteúdos de uma disciplina. Essa atividade perpassa os caminhos do exercício da docência, fomentando a criatividade e estabelecendo laços na troca de experiências, enriquecendo a vida acadêmica e futuramente profissional dos estudantes. Na área da saúde, sobretudo, é uma ferramenta fundamental de auxílio e estímulo para revisão e fixação de assuntos, relacionando a teoria científica com a prática clínica. Objetivos: Relatar a experiência das atividades de monitoria e suas contribuições no aprendizado dos respectivos discentes. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência referente à monitoria da disciplina de Enfermagem na Saúde do Adulto I, ministrada no período de março a maio de 2023, para estudantes do quinto período do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande. Resultados e discussão: A monitoria revelou-se como ponto principal de busca frente às dúvidas relacionadas ao conteúdo. Verificou-se grandes evoluções nos alunos que compareciam com uma maior frequência. Para disseminação de conteúdo, foram adotadas estratégias, como mapas mentais, discussão de casos clínicos e resolução de estudos dirigidos. Notou-se que todas as estratégias foram bem recebidas pelos discentes, com seus resultados refletidos nos amplos acertos dos questionários e nas avaliações elaboradas pela docente. As principais dificuldades encontradas pelos alunos estavam relacionadas aos aspectos fisiológicos, clínicos e farmacológicos das patologias estudadas. Dessa forma, as metodologias buscaram atuar nesses pontos, expondo as principais dificuldades tanto individuais quanto coletivas da turma. Considerações finais: Por fim, é notório que as atividades da monitoria trouxeram significativas contribuições no processo de aprendizagem dos discentes. Para as monitoras, foi despertada a aplicação da proatividade, criatividade, responsabilidade e afago pela docência. Aos discentes, proporcionou a oportunidade de vivenciar corretamente o conteúdo teórico da disciplina, permitindo uma maior organização nos estudos. Ademais, houve uma criação de vínculo entre os envolvidos, o que contribuiu com a excelência das atividades durante o período.