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Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
A QUALIDADE DA GESTÃO DE ENFERMAGEM VOLTADA A ASSISTÊNCIA EM SAÚDE NA ATENÇÃO BÁSICA
Relatoria:
Rithiellen Lopes Bonifacio
Autores:
  • Mônica Leal Nascimento
  • Jaddy Eveny de Abreu
  • Anne Caroline de Souza
  • Vitória sthephanny Pereira da Silva
  • Danyelle Fernandes de Oliveira
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
INTRODUÇÃO: A qualidade da gestão de enfermagem direcionada a assistência em saúde pode ser conceituada de diversas maneiras, a depender da perspectiva analisada. No entanto, com base na isenção de conceitos de diversas áreas, a qualidade pode ser definida como: o aperfeiçoamento na oferta de resultados ao paciente, obtido pelo compromisso da equipe de enfermagem e usuário, na construção de conhecimento e resolutividade, bem como planejamento, organização, e atitude nas ações executadas com periodicidade. Dentre isso, a organização do sistema de saúde na Atenção Básica é primordial para intervir nas principais necessidades de saúde da população, bem como reforçar a premissa de que, a qualidade da gestão de enfermagem firma-se na formação de relações e metodologias que partem do interior da equipe de saúde em consonância às práticas organizacionais. OBJETIVO: Descrever na literatura a qualidade da gestão de enfermagem na assistência em saúde na atenção básica. METODOLOGIA: Trata-se de uma pesquisa bibliográfica no qual utilizou- se os descritores: Gestão, Assistência em saúde e Atenção Básica. Utilizou-se, também, o operador booleano “and”, a partir da base de dados: SCIELO, sendo aplicados os filtros: português, Brasil, dos últimos 3 anos. Foram excluídos os artigos que se repetiam ou que não atendiam aos objetivos do trabalho, restando, com isso, 6 artigos para a produção do resumo.RESULTADOS: O estudo dos artigos fez emergir sobre a importância da gestão qualificada exercida na assistência de Enfermagem bem como de toda a equipe multiprofissional, para que desta forma, a qualidade da atenção seja positiva para os clientes, uma vez que a atenção básica é a porta de entrada do SUS, onde as estratégias em saúde devem ser coletivas e colocadas em pauta no planejamento para que assim possam ser executadas focando nos desafios de cada localidade e de cada indivíduo. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O Programa de Melhoria de Acesso e Qualidade da Atenção Básica implantado pelo Ministério da Saúde, garante aos pacientes a promoção da qualidade em saúde. A Enfermagem se destaca pois não está presente apenas na assistência direta ao cliente, como também é a responsável por administrar os fluxos e protocolos de cada unidade, pois geralmente são os profissionais da Enfermagem que estão na gestão administrativa, o que demonstra nitidamente a importância dessa classe em todos os âmbitos e níveis de saúde.