Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
Treinamento gamificado em primeiros socorros para crianças e adolescentes: um relatório de experiência
Relatoria:
Lisbeth Yessica Choque Quispe
Autores:
- Kauan Ramalho Anunciação
- Kennedy Dias de Oliveira
- Paloma de Oliveira Bibiano
- Sara Daniely Francelino Leopoldino dos Santos
- Carolina Nóvoa Fernandes
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Os primeiros socorros são medidas iniciais que devem ser tomadas
imediatamente após uma emergência médica, as quais consistem em
habilidades básicas que todas as pessoas, incluindo crianças e adolescentes,
devem saber, já que estas podem se deparar com emergências, como acidentes
de trânsito, quedas, cortes, queimaduras e até mesmo parada cardiorrespiratória
em seus amigos, familiares ou em estranhos na rua. Neste contexto, foi realizado
uma ação educativa para ensinar primeiros socorros às crianças e adolescentes.
O objetivo deste estudo visa relatar esta experiência. Trata-se então de um relato
de experiência, realizado por membros da Liga Acadêmica Interdisciplinar de
Saúde Cardiorrespiratória (LISC) da Universidade São Judas. O treinamento foi
ministrado à 130 estudantes, matriculados no ensino fundamental II de uma
escola pública da cidade de São Paulo, durante três dias do mês de maio de
2023. Inicialmente os estudantes foram submetidos a uma aula teórica com
duração aproximada de 60 minutos, na qual foram abordados os seguintes
temas: queimaduras, infarto agudo do miocárdio, acidente vascular encefálico,
trauma, obstrução de vias aéreas por corpo estranho, parada cardiorrespiratória
e suporte básico de vida. Nesta etapa notamos grande interesse dos estudantes
pelo que estava sendo transmitido e muitos deles conseguiram fazer relação
entre os conteúdos que foram ministrados no treinamento teórico com eventos
de saúde que aconteceram com seus familiares e amigos. Com o intuito de
auxiliar na fixação do conteúdo ministrado foi aplicado um game show com
perguntas e respostas no qual os estudantes competiam em grupos. Logo após
os estudantes foram encaminhados para as estações práticas, nas quais
puderam simular as manobras de desengasgo em bebês e adultos e de
reanimação cardiopulmonar. Diante dessa ação educativa, observou-se sobre a
importância de se treinar crianças e adolescentes sobre primeiros socorros, pois
além delas poderem atuar diretamente na assistência em casos de emergência,
elas são multiplicadoras do conhecimento aos seus familiares e amigos.