Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO DE PACIENTES IDOSOS EM ONCOLOGIA
Relatoria:
Anderson Ferrari da Silva Cera
Autores:
- LETICIA PONTES
- RICSON ROMÁRIO NASCIMENTO
- SHUEYD BORGES RIBEIRO
- PATRICIA PEIXOTO CERA FERRARI
- Juliana de Oliveira dos Santos
- JESSICA DE FÁTIMA GOMES PEREIRA
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologia, empreendedorismo e inovação no cuidado em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A utilização de tecnologias digitais (TD) na oncologia tem se mostrado promissora, especialmente no cuidado a pacientes idosos em tratamento antineoplásico. Essas tecnologias permitem um monitoramento preciso e auxiliam na previsão de resultados e gerenciamento de condições de risco. Com o apoio de pesquisadores, profissionais de saúde, principalmente enfermeiros, e a colaboração dos pacientes, são desenvolvidas TD e tecnologias assistivas intuitivas e didáticas. A pandemia de COVID-19 impulsionou o uso das TD, principalmente por meio da internet, como meio de divulgação de informações e orientações de saúde.
Método: Este relato de experiência descreve o uso de vídeos no processo de educação em saúde de pacientes idosos em tratamento oncológico, por meio de uma plataforma digital. Foi realizado um estudo descritivo do tipo relato de experiência por um enfermeiro atuante em uma Unidade de Oncologia. A estratégia adotada consistiu no uso de vídeos instrucionais, os quais foram disponibilizados aos pacientes por meio de um link de acesso. Os vídeos apresentavam conteúdos validados, didáticos e intuitivos relacionados ao tratamento oncológico.
Resultados: Os resultados alcançados evidenciaram que o uso de TD na área da saúde, especialmente pela enfermagem, promove a educação em saúde, contribuindo para a redução de danos à saúde, efeitos colaterais e fornecendo orientações sobre o tratamento oncológico. Além disso, o uso dessas tecnologias pode reduzir a necessidade de acesso frequente aos serviços de saúde e reinternações, proporcionando uma melhor educação em saúde para os pacientes.
Conclusão: É essencial que a enfermagem esteja familiarizada com as TD e as torne acessíveis e de baixo custo para os pacientes. O uso dessas tecnologias também facilita a comunicação entre pacientes e profissionais de saúde, incluindo consultas por telemedicina, websites e o uso de vídeos informativos. No entanto, a inovação das TD em saúde enfrenta desafios éticos e políticos, sendo necessário garantir a proteção dos dados pessoais, cumprir as leis relacionadas ao uso desses dados e assegurar a transparência, comprovação e segurança das TD utilizadas.