Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
A INFLUÊNCIA DA MONITORIA COMO PRÁTICA INOVADORA DE APRENDIZAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
ANA BEATRIZ DE ALMEIDA LANDIM
Autores:
- Jônata da Silva Juvêncio
- Maria Raquel Antunes Casimiro
- Isabelly Fernandes Teotonio
- Ranielly de Sousa Tumaz Lacerda
- Cynthia Lorrana de Oliveira Pereira
- Emily Ferreira Andrade de Assis
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A Monitoria é constituida como uma prática transformadora das atividades acadêmicas, sendo perceptível para o processo ensino-aprendizagem no ensino superior como base metodológica, onde o aluno monitor, o aluno monitorado e o orientador são beneficiados no processo de construção prática e consolidação do conhecimento. Entretanto, o Programa de Monitoria possibilita grande progresso científico e social ao aluno monitor, contribuindo desta maneira para o desenvolvimento de um futuro profissional (CHIOQUETTA et al., 2009). OBJETIVO: O trabalho tem como objetivo relatar uma experiência vivida durante o desenvolvimento pedagógico da monitoria na comunidade acadêmica do curso de Enfermagem e como a formação do docente influencia no ensino-aprendizagem. METÓDO: Foram realizadas atividades de monitoria com intuito de melhor compreensão do conteúdo por partes dos acadêmicos. Realizados resumos e mapas mentais, tendo como base para construção dos mesmos as versões atualizadas dos livros de referência em Anatomia e Fisologia Humana: DANGELO E FATTINI – 3ª edição e o SABOTTA volume 1 e 2. Além disso, foram utilizadas explicações do conteúdo teórico e posteriormente aplicado conhecimentos práticos com manipulação de peças anatómicas do Laboratório de Anatomia da Universidade de Campina Grande, campus de Cajazeiras-PB. Tal método inovador foi realizado pela monitora uma simulação da prova prática com o mesmo método utilizado pela docente da disciplina de Anatomia II. RESULTADOS E DISCUSSÕES: Com a análise do desempenho durante o semestre pela docente após as monitorias, foi possível visualizar através dos relatos dos estudantes, uma melhoria e uma maior participação dos acadêmicos nas salas de aula. Comprovando com a aprovação de 100% da turma do semestre de 2022.1 do curso de Enfermagem. O desempenho do monitor pedagógico em sala de aula foi essencial, pois dá suporte a teoria e auxilia na construção do conhecimento compartilhado em sala.
CONSIDERAÇÕES FINAIS: A monitoria no ensino superior vem tomando lugar de destaque, visto que há troca de conhecimento entre discentes que já foram aprovados na disciplina e os que estão cursando a mesma. Para tanto, o exercício da experiência vivida pela monitora na disciplina de Anatomia II (Sistemas), fortaleceu para o progresso do programa, gerou impacto nas aprovações, na formação do monitor como facilitador e modificador de práticas e superou as dificuldades vivenciadas.