Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
FATORES RELACIONADOS AO LETRAMENTO EM SAÚDE DE ADOLESCENTES E PROMOÇÃO DE SAÚDE POR TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Relatoria:
Juliana Bastoni da Silva
Autores:
- Sidiany Mendes Pimentel
- Marla Andréia Garcia de Avila
- Rafaela Aparecida Prata
- Hélio Rubens de Carvalho Nunes
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologia, empreendedorismo e inovação no cuidado em Enfermagem
Tipo:
Dissertação
Resumo:
Introdução: O letramento em saúde é um determinante de saúde modificável que influencia nos desfechos clínicos, sobretudo na adolescência quando há o crescimento do poder de decisão. Objetivo: Analisar a relação entre fatores sociodemográficos e clínicos com o letramento em saúde de adolescentes brasileiros; construir tecnologias para a promoção da saúde do adolescente. Metodologia: Trata-se de um estudo transversal com 526 adolescentes de 14 a 20 anos incompletos. Os dados foram coletados virtualmente entre julho e setembro de 2021 através do questionário de caracterização sociodemográfico e perfil de saúde-doença e do Health Literacy Assessment Tool – versão em português. Resultados: As variáveis foram avaliadas por regressão linear múltipla com resposta normal, com significância p< 0,05. A idade média foi de 16,9 anos (±1,6), a pontuação média do letramento em saúde foi de 25,3 (±5,4). Sexo feminino (p=0,014), maior escolaridade (p=0,002) e uso de medicamentos (p=0,020) foram relacionados a maiores níveis de letramento em saúde. Adolescentes com doenças crônicas apresentaram pontuação total do letramento superior, em média 1,51 pontos, comparados aos sem doença crônica. Os resultados da pesquisa foram utilizados para a construção de duas tecnologias educacionais (cadernos educativos) à luz dos pressupostos do Letramento em Saúde, que estão disponíveis virtualmente. Considerações finais: Adolescentes do sexo masculino, com menor escolaridade apresentaram pior desempenho no letramento em saúde e, por isso, devem ser o principal alvo de ações da equipe interdisciplinar.