Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
CICLO DE CAPACITAÇÃO EM ESCRITA CIENTÍFICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Beatriz Menezes Santos
Autores:
- Ana Ruth Santos Xavier
- Julia Tavares Oliveira
- Juliana Nascimento Alves
- Milenna Tavares Nascimento
- Leila Luíza Conceição Golçalves
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A escrita científica é caracterizada por seguir padrões e normas bem determinados buscando estabelecer uniformidade na comunicação dentro do âmbito científico. O domínio da escrita científica para acadêmicos e profissionais evidencia-se necessário para a construção e compreensão de pesquisas científicas e, consequentemente, para o aprimoramento das capacidades individuais e coletivas. OBJETIVO: Relatar a experiência de graduandos de enfermagem da Liga Acadêmica de Enfermagem em Atenção Primária – LAENFAP na condução de um ciclo de capacitação em escrita científica. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência de ligantes da LAENFAP, acerca da realização de um ciclo de capacitação em escrita científica. A ação, dividida em quatro aulas, ocorreu no formato online, através da plataforma do YouTube. As aulas tiveram duração máxima de 02h30min. O ciclo ocorreu nas seguintes datas: 29,30 de março e 04 e 06 de abril. Contou com a participação de quatro palestrantes com expertise na área apresentada, sendo uma doutora em ciências da saúde, um bibliotecário, um especialista em informação científica e tecnológica em saúde e, por último, um doutor e mestre em ciências da saúde. RESULTADOS: Na capacitação, as aulas aconteceram na respectiva ordem: tipos de pesquisa científica, busca em base de dados, normas ABNT e gerenciador de referências, foi difundido conhecimento a respeito da oferta de orientação e discussão sobre as temáticas que colaboram ativamente com a escrita científica e no entendimento do processo metodológico envolvido na elaboração de trabalhos. . CONSIDERAÇÕES FINAIS: A compreensão da metodologia científica é necessária para construir ciência e no contexto acadêmico constitui um pilar importante para a formação. O ciclo de capacitação, como uma estratégia de ensino, possibilitou o acesso de estudantes, de diferentes cursos e localidades, a um conjunto de aulas que abordaram temáticas pertinentes para a aprendizagem em escrita científica.