Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
O uso do óculos de realidade virtual como ferramenta metodológica para o ensino em saúde.
Relatoria:
Renatta Simões Nogueira
Autores:
- Doris Toledo Fransciscatto
- MELISSA CRISTINA DE AMORIM SOLI
- CLEIDE APARECIDA DA SILVA
- VANILSSE APARECIDA NEGRÃO
- WILDER JOSÉ TEIXEIRA MOGGI
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: Segundo AGUIAR, B.M. et al (2021), a utilização de realidade virtual (RV) como ferramenta metodológica para o ensino em saúde vem crescendo dentro dos ambientes educacionais, proporcionando ótimos resultados no processo ensino aprendizagem. A RV, permite experenciar as inovações tecnológicas na saúde, corroborando com a tendência mundial para o uso de novas práticas metodológicas. Objetivo: Relatar a experiência dos alunos do curso de nível médio em enfermagem, com o uso da RV como ferramenta metodológica no processo ensino aprendizagem. Método: Foram utilizados os óculos de RV com um grupo de 15 alunos, como estratégia metodológica para o processo de ensino aprendizagem referente a temática planta física e dinâmica interna no centro cirúrgico. Resultados e discussão: Após a explanação do conteúdo teórico referente a temática da planta física do centro cirúrgico e sua dinâmica interna, foram selecionados 15 alunos para a utilização do óculos de RV no qual, foi projetado o vídeo da planta física do centro cirúrgico de um hospital privado de grande porte. Os demais alunos da turma (15 alunos) assistiram o mesmo vídeo projetado em um telão. O resultado foi a melhor compreensão da temática abordada pelos alunos que utilizaram o óculos de RV, após a aplicação de um questionário em ambos os grupos, corroborando para a validação da utilização de RV como ferramenta metodológica no ensino em saúde. Considerações finais: Após a utilização do óculos de RV em um grupo de alunos do curso de nível médio em enfermagem, foi observado uma melhor compreensão da temática abordada por este grupo comparando-se ao grupo que assistiu o mesmo vídeo via projeção em telão.