LogoCofen
Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
DESENVOLVIMENTO DO POTENCIAL DE LIDERANÇA ATRAVÉS DE MONITORIA DE GESTÃO EM ENFERMAGEM: UM RELATO
Relatoria:
Maria Eduarda Wanderley de Barros Silva
Autores:
  • Maria Letícia Cardoso da Silva Barbosa
  • Mateus Silva de Barros
  • Maria Eduarda Figueiredo Silva
  • Letícia Lima Kaspar Deininger
  • Jessyka Nascimento da Silva
  • Luana Carla Santana Ribeiro
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: O enfermeiro como líder do processo de cuidado nos cenários de atenção à saúde é considerado uma referência e um exemplo a ser seguido por sua equipe de enfermagem, sendo necessário o desenvolvimento do potencial de liderança desde a sua formação acadêmica. No exercício da liderança da equipe, a horizontalidade das relações e a confiança deve ser construída e edificada no respeito mútuo, com atitudes flexíveis e justas, oportunizando a participação dos colaboradores na tomada de decisões. Assim, para que os graduandos de enfermagem possam desenvolver habilidades e competências de um futuro enfermeiro gestor, são ofertadas disciplinas na grade curricular dos Cursos de Enfermagem, juntamente com atividades de monitoria acadêmica, prevista na Lei n.º 5540/68, sendo um serviço de apoio pedagógico aos alunos interessados em aprofundar conteúdo e desenvolver habilidades. Objetivo: Relatar a experiência de monitoria da disciplina de Gestão em Enfermagem I, no desenvolvimento do potencial de liderança dos discentes monitorados. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência, de abordagem qualitativa, sobre o desenvolvimento de monitorias com os discentes do Curso de Bacharelado em Enfermagem, da disciplina de Gestão em Enfermagem I, no período de março a julho de 2023, na Universidade Federal de Campina Grande, no campus de Cuité-PB. Resultados: No decorrer da disciplina, os universitários foram estimulados a desenvolver materiais relacionados ao potencial de liderança na enfermagem, sendo implementadas ferramentas digitais como o Canva, Padlet e Google Meet, para que os encontros pudessem ser mais interativos e participativos. Durante a ministração da disciplina, os discentes foram motivados com o desenvolvimento de trabalhos em grupo, como aulas invertidas e atividades teórico-práticas para aplicabilidade do conhecimento aprendido, sendo auxiliados pela monitora nesse processo de ensino-aprendizagem. Os estudantes foram estimulados em todo o tempo para o desenvolvimento do pensamento crítico-reflexivo sobre o conteúdo, e para o estabelecimento de confiança e diálogo entre os membros das equipes. Considerações finais: A partir da experiência relatada, verifica-se a relevância dessa disciplina e de sua monitoria durante a graduação em Enfermagem, sendo essencial no desenvolvimento de competências e habilidades fundamentais para a prática profissional como futuros enfermeiros.