Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
MÉTODO DE TRABALHO DO ENFERMEIRO NA DIMENSÃO ASSISTIR: CONSOLIDAÇÃO DE CONHECIMENTOS PRÁTICO E TEÓRICO
Relatoria:
Allyson Alex do Nascimento Júnior
Autores:
- Mariles Bianca Santos da Silva
- Renata Gabriely Marques Pacheco Leitão
- Rodrigo Souza da Silva
- Stefany Evillyn Fernandes Pessoa Félix
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
O método de trabalho na dimensão do Processo de Trabalho (PT) assistir do enfermeiro é compreendido pela Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) e os procedimentos de Enfermagem. No que tange a SAE, o instrumento metodológico que norteia a prática assistencial do enfermeiro é o Processo de Enfermagem (PE), descrito na literatura em cinco etapas e que na prática favorece uma assistência que viabiliza diversas tomadas de decisões. Neste sentido, o desenvolver de conhecimentos e habilidades permeia continuamente a rotina do enfermeiro e exige embasamento científico principalmente para a execução de procedimentos de Enfermagem. Tendo em vista a importância da temática no processo de formação do acadêmico, o objetivo do presente relato é descrever uma experiência acadêmica sobre a percepção do discente durante o processo de consolidação do conhecimento teórico-prático em relação ao método de trabalho do enfermeiro na dimensão do processo de trabalho assistir. Trata-se de um relato de experiência. A vivência ocorreu no período de 30/05/2023 a 02/06/23 no turno da manhã em uma enfermaria de clínica médica de um hospital escola situado na região metropolitana do município de João Pessoa-PB referente à disciplina de prática clínica de Enfermagem na saúde do adulto: cuidados mínimos e intermediários que compõe a matriz curricular do quarto período do curso de Enfermagem de uma instituição de ensino superior privada do estado da Paraíba sob a supervisão de uma enfermeira preceptora. A vivência acadêmica resultou no contato com 20 pacientes de diferentes condições clínicas e grau de complexidade de cuidado. A singularidade de cada caso e o contato diário propiciou desenvolver e executar diversas habilidades técnicas antes vistas somente no ambiente acadêmico, no entanto, no decorrer das práticas os discentes despertaram para a necessidade de aprimorar para além de procedimentos técnicos, o PE. O desafio de desenvolver o raciocínio clínico, o julgamento crítico foi essencial no processo de formação, pois contribuiu de forma satisfatória para subsidiar tomadas de decisões importantes no que diz respeito à execução dos procedimentos de Enfermagem e associar os conhecimentos teóricos à prática assistencial. Considera-se que através da experiência foi possível compreender a importância da implementação do PE em todas as oportunidades para a consolidação do conhecimento no processo de formação do profissional de Enfermagem.