LogoCofen
Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
PROPOSTA DE FORMAÇÃO ORIENTADA POR COMPETÊNCIA E AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM PARA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL E
Relatoria:
ANA NEILMA PINHEIRO DAS NEVES
Autores:
  • Ana Beatriz Pereira da Silva
  • Jocellem Alves de Medeiros
  • Pedro Henrique Silva de Farias
  • Ana Paula Ferreira de Souza
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Dissertação
Resumo:
Introdução: O ensino na área da saúde vem passando por modificações importantes e o advento dos programas de Residência Médica e Multiprofissional no Brasil tem possibilitado aos profissionais dos serviços de saúde discussões e reflexões relativas aos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). Objetivo: Apresentar o resultado de uma pesquisa a respeito da elaboração da matriz de competência e instrumento avaliativo do desempenho dos residentes da Residência Multiprofissional de um Hospital Universitário (HU). Metodologia: Trata-se de um estudo qualitativo do tipo intervencional, cujo cenário da pesquisa foi um hospital universitário localizado no interior do Rio Grande do Norte. Os sujeitos participantes foram Residentes do primeiro ano (R1) 2019, coordenadora e tutores da Residência Multiprofissional em saúde do HU, totalizando 29 pessoas. A coleta de dados ocorreu durante a realização de duas oficinas, em que os discursos foram gravados. As falas dos participantes da primeira oficina foram transcritas e analisadas, alicerçada na Análise de Conteúdo de Bardin. A pesquisa foi apreciada pela comissão de avaliação de pesquisa do HU e aprovada pelo parecer de número 3.676.789, CAAE 19613319.8.0000.5292. Resultados: Este trabalho teve como produto a construção de dois instrumentos. O primeiro intitulado de Matriz de Competências e o segundo denominado Instrumento Avaliativo Por Competência. As discussões realizadas nas oficinas revelaram as dificuldades dos Residentes na elaboração desses dois instrumentos, como também a necessidade da elaboração de uma avalição capaz de mensurar a competência dos mesmos. Considerações finais: Formar profissionais com competências que atendam aos princípios e diretrizes do SUS é um grande desafio devido as inúmeras dificuldades propostas que insistem em permanecer apesar do incentivo dado pelo Ministério da Saúde, cabe as instituições formadoras de ensino desenvolver estratégias com a finalidade de contribuir para a consolidação da carreira na saúde pública e de fortalecer as Redes do SUS, como também a profissionalização da preceptoria.