LogoCofen
Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
PREPARATÓRIO PARA PRÁTICA HOSPITALAR: AULA ACESSO VENOSO PERIFÉRICO EM UMA LIGA ACADÊMICA
Relatoria:
Letícia Marques Parente Miguel
Autores:
  • Lorrayne Nascimento da Silva
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: Nas Unidades de Saúde o Acesso Venoso Periférico é um procedimento invasivo e realizado pela Equipe de Enfermagem, afim de administrar medicamentos, hemocomponentes e realizar coletas de exames laboratoriais pela via Intravenosa. Reforça-se que é necessário que os acadêmicos aperfeiçoem seu conhecimento, executem treinamentos para melhorar as habilidades técnicas da equipe como um todo, favorecendo o manejo seguro e correto desses procedimentos, afim de não ter dificuldade no campo de estágio. É observado a falta de prática e consequentemente a insegurança que os acadêmicos enfrentam diante ao primeiro contato com a Prática Hospitalar. Desse modo, a Liga Multidisciplinar de Emergência e Trauma – LAMET, por possuir parceria com um Pronto Socorro Hospitalar, decidiu realizar uma aula teórico-prática para os Ligantes com o tema “Acesso Venoso Periférico”. Objetivo: Propor aos Membros da LAMET, uma aula preparatória para o ambiente hospitalar, por meio de apresentação de slide e materiais para a prática. Metodologia: Relato de experiência de uma aula proporcionado pela Diretoria de Extensão da Liga Multidisciplinar de Emergência e Trauma – LAMET, localizado na Universidade Centro Universitário do Norte (Uninorte), em Manaus – Amazonas, com a participação de 8 Diretores e 12 Ligantes, sendo acadêmicos de Enfermagem e Medicina, realizado no dia 15 de abril de 2023, durante o turno matutino, com carga horária de 5 horas. Resultados: Na aula foram abordados os assuntos: 13 certos na administração de medicamentos, tipos de dispositivos e contraindicações, seguindo para a prática entre os próprios membros, trazendo pontos positivos aos participantes, que relataram que com a preparação antes da prática hospitalar, foi possível obterem segurança no procedimento, visto que seria o primeiro contato da maioria dos membros atuando em um campo de estágio e não sabiam como reagir diante a esse procedimento. Foi discutido pelo corpo diretor que a aula proporcionou aos acadêmicos um melhor desenvolvimento da assistência ao paciente. Considerações finais: Ressalta-se a importância das aulas práticas proporcionado pela Liga Acadêmica para qualificação do acadêmico, facilitando o aprendizado, na medida em que torna o conhecimento teórico uma realidade mais próxima do aluno. Portanto, é necessário constantemente realizar aulas de ensino com foco na prática.