LogoCofen
Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
ESTRATÉGIAS PARA EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA MONITORIA ACADÊMICA
Relatoria:
Julia Avilino Lemos
Autores:
  • ellen de moraes guedes
  • Evandro Francisco de Farias Júnior
  • Elen Petean Parmejiani
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: O monitor é atribuído de funções que auxiliam na construção do aprendizado a partir de atividades didático-pedagógicas realizadas em classe ou laboratório, desse modo, a metodologia ativa é um ponto chave para transformar a experiência de aprendizagem dos discentes e tornar os encontros da monitoria mais significativos. OBJETIVO: Apresentar um relato de experiência sobre as estratégias de educação em enfermagem realizadas durante uma monitoria de saúde da mulher e da criança. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência sobre uma monitoria realizada na disciplina de Práticas Integrativas em Enfermagem V, que aborda conteúdos teóricos e práticos da saúde da mulher e criança, do curso de enfermagem da Fundação Universidade Federal de Rondônia. Resultados: A monitoria foi realizada no período de janeiro a maio de 2023, por três discentes de enfermagem. Este grupo de alunos promoveu encontros em laboratório com estratégias de ensino diversificadas, voltadas para as principais dúvidas e dificuldades da turma. Foram realizadas aulas dialogadas com pequenos grupos, utilizando materiais didáticos de elaboração própria dos monitores, como fluxogramas, estudos de casos, simulação de registro de enfermagem conforme o cenário de ensino prático, resumos e mapas mentais e um jogo educativo, sobre os conteúdos abordados na disciplina. Além disso, para alinhar a teoria com a prática, materiais bibliográficos atualizados foram compartilhados. CONCLUSÃO: As estratégias didático-pedagógicas promoveram a participação e a escuta ativa sobre as principais dúvidas e necessidades de aprendizagem dos alunos, além de incentivar a autonomia diante das atividades práticas. A elaboração de materiais e compartilhamento de referências atualizadas foram benéficas também para os monitores, que desenvolveram e demonstraram aptidão para a docência.