Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
O USO DA TELECONSULTA E SUA EFETIVIDADE NA ASSISTÊNCIA A ATENÇÃO PRIMÁRIA EM CAXIAS-MA
Relatoria:
LAIANNY LUIZE LIMA E SILVA
Autores:
- Daniela Reis Joaquim de Freita
- Antonia Regynara Moreira Rodrigues
- Juarez Ferreira de Melo Filho
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologia, empreendedorismo e inovação no cuidado em Enfermagem
Tipo:
Trabalho de conclusão de curso
Resumo:
Introdução: o mundo vem passando por diversas mudanças sociais, culturais e tecnológicas, estamos vivendo na era da informação, da globalização e da conexão (OLIVEIRA et al., 2023). Assim, a teleconsulta também denominada de consulta remota ou telessaúde, diz respeito a interações que ocorrem entre um profissional e um paciente tendo como objetivo principal promover e garantir aconselhamento terapêutico e diagnóstico por meios tecnológicos. Além disso permite reduzir as filas de esperas e garantir que os serviços de saúde operem regularmente sem sobrecargas, sendo considerado uma estratégia segura e flexível (OPAS, 2019). Objetivo: Analisar na literatura sobre efetividade da teleconsulta no âmbito da Atenção Primária a Saúde. Métodos: Um estudo de Scoping Review (revisão de escopo), usando a metodologia desenvolvida por membros do Joanna Briggs Institute (JBI), a coleta dos dados foi realizada em abril de 2023. O protocolo de pesquisa foi registrado na Open Science Framework (https://osf.io/5mj9f). As investigações foram realizadas nas bases de dados US National Library of Medicine National Institutes of Health (PubMed) e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde. Resultados: Ao todo foram incluídos 11 estudos que versaram sobre a satisfação dos pacientes e profissionais de saúde com a teleconsulta, os principais desafios e a efetividade dessa ferramenta de gestão. Os estudos mostram que a teleconsulta é um recurso útil para melhorar a acessibilidade e gerar mais tempo para a consulta presencial, uma vez que, diminui o fluxo de pacientes nas instalações de saúde, sendo uma solução viável para evitar a sobrecarga do sistema. Além disso, a teleconsulta é uma importante ferramenta, que pode ser utilizada de forma síncrona ou assíncrona, principalmente para o acompanhamento de pacientes crônicos, ou pacientes debilitados, que não conseguem se locomover até o ambulatório, evitando dessa forma um risco a saúde desses pacientes. Conclusão: Os resultados desta Scoping Review mostram evidências de que as teleconsultas foram benéficas durante a pandemia e são uma inovação tecnológica que gera resultados positivos dentro da APS, sendo uma estratégia que está se consolidando e representa uma possibilidade de maior contato com os pacientes e maior resolubilidade das demandas da população sem desperdício de recursos.